sábado, 4 de setembro de 2010

Uma questao paradoxal...

Ola pessoal.
Faz um tempo eu li num jornal que o numero de abortos praticado no Quebec passava de 30 mil por ano. Achei a estatistica muito alta, principalmente se levarmos em consideracao o fato de 3o mil e o numero da populacao de Magog , ou a metade da populacao de Shiwinigan , e tres vezes a populacao de La Tuque ou um quarto da populacao de Trois-Rivières que morre por ano.
Hoje , pesquisando rapidamente na internet, descobri que o numero parece ser real. Em 2003 foram realizados cerca de 30800 abortos. (veja a estatistica aqui). Agora uma outra estatistica que achei interessante foi que em 2003 nasceram 73900 crianças ( veja a fonte aqui). Isso quer dizer que a cada dois que nascem um morre!
Os motivos alegados pelas mulheres sao diversos , foi um acidente, que elas querem buscar uma carreira melhor, um nivel de educacao melhor etc. Lembrando que no Quebec o aborto e legalizado e tido como um direito da mulher.
O que eu quero realmente falar é : Como é que uma sociedade que se diz com populacao em vias de envelhecimento, que teme nao ter crescimento economico por nao ter crescimento demografico, que teme pelo futuro de sua lingua, sua cultura , seus valoresetc se permite um "luxo" desses? As vezes eu me pergunto se eles esperam que o imigrante salve eles deles mesmos...
Notem nao discuto o aspecto moral nem religioso da questao do aborto ( cada um tem sua opiniao sobre isso e que a guarde para si) ,o que eu discuto e realmente o aspecto "economico" envolvido nisso. Esse individuo que foi morto antes de nascer deixou de produzir muita riqueza para o pais!
Esse e um posto que faco e faz parte da serie Desmistificando o paraiso na qual procuro escrever sobre os problemas sociais do Quebec ( que existem porem sao diferentes dos do Brasil)
Sucesso para todos!

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bem colocado seu questionamento,também me pergunto a mesma coisa de vez em quando.

Bjs.

Aline disse...

Ola Bianca!

Sempre que alguma mulher fica gravida "por engano" eu penso o seguinte, ainda bem que foi gravidez e nao uma DST, porque algumas nao tem cura, ne? Mas ja que o povo parece ser meio descuidado por ai, como e essa questao de AIDS e outras DST? Sao feitas campanhas de prevencao ou ninguem acha esse numero assustador? Afinal 1/3 das gravides ai sao interrompidas, quando poderiam ser evitadas.
Aqui no Brasil analisariamos como o povo nao tendo planejamento familiar ou informacao insuficiente ou ainda falta de acesso a metodos contraceptivos. E ai, alguem faz uma analise sobre isso ou so publicam e pronto?
Otimo post!

Tudo de bom pra voces,

Aline.

Baratinha disse...

Ola Aline.

Nao fiz pesquisa sobre o assunto para ter dados concretos, mas no Brasil me parece temos uma campanha mais forte de prevencao de AIDS, lembro que vi muitas propagandas na TV sobre a aids, aqui nao vejo muito.

Taís e Alfredo disse...

Oi Bianca!

Mil desculpas por não responder seu recado antes. Estamos numa correria doida! Nos mudamos recentemente para Joinville, tive que fazer uma viagem para a Bahia e ainda estamos preparando o nosso projeto para a entrevista.
Respondendo a sua pergunta... Na verdade, meu marido é de Porto Alegre e eu sou de Salvador. Viemos parar em Joinville por causa do trabalho dele. Vcs são de Joinville?
Vamos mantendo contato!!!!
Beijos,
Taís

É Nóis no Canadá disse...

Olá Bianca e Willian...
Mto bom encontrar o Blog de vcs, somos uma família de Curitiba e já demos entrada na papelada, estamos com entrevista marcada p/ 17/11... estivemos na cidade de vcs há uns 10 dias atrás, conhecemos a Patrícia, Ednilson e Família... adoramos toda a província, mas estamos tentendo p/ morar em Trois-Rivieres... gostei um bocadao da cidade e ela trás o que a gente busca, uma cidade calma... sem correria e o stress que nos sufoca aqui.
Meu marido trabalha como arquiteto e eu sou nutricionista e Chef de Cuisine(trabalho com gestão de restaurante e qualidade de alimentos). Vc tem idéia do mercado de trabalho de Trois-Rivieres p/ nós?
E p/ fazer validação de diploma, poder trabalhar como profissionais aí, é mto complicado p/ nossa área?
Espero seu contato... certamente em breve vamos nos conhecer pessoalmente, principalmente morando na mesma cidade.
Bjs

Taís e Alfredo disse...

Oi!

Valeu pelas dicas !!!! O filme Crazy nós baixamos mas ainda não assistimos e o De pere en flic, acabamos de encontrar e já estamos baixando.
Ah! Adicionamos o blog de vcs na nossa lista.

Beijos,

Taís

Anônimo disse...

Olá. Muito bom seu blog. Estamos em Edmonton há 2 anos. Quando vc fala que a cada 2 cças que nascem, uma morre, acho que queres dizer que 1 é sacrificada. Têm mais que morrem por outras causas, ne pas?
Abraços;
Eduardo