quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O almoço gratis

Nao vai me dizer que vc caiu nessa?
Ola pessoal



Esse é um post que eu venho querendo escrever a muito tempo, porém sempre me faltam as palavras, que alias sempre continuam faltando mas eu mesmo assim escrevo.


Ja faz muito tempo que eu acompanho blogs, listas de discussao, foruns sobre a imigraçao Québec, mesmo antes de sair do Brasil para saber qual seria a "real" por detras disto tudo.


Ultimamente, acompanhei em listas discussaoes sobre o lado "B" do Québec, questoes sobre o Québec ser sonho ou pesadelo, e uma questao sobre qual seria o nosso papel na sociedade quebecois. Muitos falaram contra, muitos a favor , uns mais "acalorados", outros menos enfim...


Apenas abrindo um parenteses antes de continuar , acho essas discussoes muito validas, pois eu penso sim que temos que entender o que realmente estamos fazendo na sociedade e o que queremos, quais nossos objetivos , questao tipo "mas o que raios estou eu fazendo aqui, ou pior , porque raios eu vim parar aqui"?


Voltando à vaca fria, pego o espaço deste blog ( que é meu e por isso posso escrever as barbaridades que eu quiser hahahahhhaa) para escrever uma opiniao, que para mim é o cerne desta questao.


Na minha visao, as pessoas que se sentem insatisfeitas sao as pessoas que ainda procuram o seu "almoço gratis". Almoço gratis, como assim? Explico. Muitas pessoas se queixam que muitas coisas negativas do Quebec nao sao explicadas nas palestras e nem muito divulgadas. Mas eu penso que essas pessoas sao um pouco ingenuas, pois a palestra de imigraçao é uma propaganda, que serve para divulgar e atrair as pessoas para o processo. Meu amigo, vc ja viu alguma propaganda da coca-cola que diz que coca-cola faz mal pro estomago ou pros dentes? Vc ja viu alguma propaganda do Mikes dizendo que pizza engorda? Nao podemos ser ingenuos!


Temos que entender de uma vez por todas que o Quebec nao mantém o programa de imigraçao porque eles sao "bonzinhos"! Eles precisam de uma solucao rapida para a economia do "pays " nao pipocar por falta de gente. Existe uma populacao grande envelhecendo que vai se aposentar, vai começar a usar em massa o sistema previdenciario, temos uma sociedade que vive de consumo (que precisa de gente que conuma). O Quebec quer que a gente trabalhe e pague imposto consuma e faça a economia girar para sustentar a sociedade e ponto! Isto é um desabafo pois nao posso mais ler/ouvir as mil e uma "elucubraçoes" mentais que soltam por ai! (nao citarei nomes nem situacoes).


E digo mais, isso nao é de forma nenhuma ruim, é como um negocio, uma relacao que pode muito bem ser do tipo ganha-ganha, basta pararmos de ficar buscando eternamente o nosso "almoço-gratis" e passarmos a acao! Vamos acordar! Vamos pegar nosso espaço no mercado de trabalho (onde realmente tem trabalho, porque o Quebec é muito grande!) ,nosso espaço no cenario politico, vamos ser empreendedores!


Pelo amor de Deus! Vamos parar de pensar pequeno! De se preocupar com micharias! Paremos de engrossar o coro dos zé-ruelas!


Um abraço




8 comentários:

Manuela disse...

Ola,

É justamente isso que digo quando reclamam que a palestra não mostra os problemas: alôoooo, a palestra é uma PROPAGANDA. Cabe a cada um fazer sua pesquisa e ver se o lado ruim compensa o bom e tomar sua decisão.

Ricardo disse...

Excelente post!

Unknown disse...

Concordo em gênero número e grau... eh triste ver reações típicas brasileiras diante do almoço grátis que não cai do céu (e se revoltam!) ai ai... valeu a leitura, ganhei o dia!

Luh e Fred

Giselle disse...

Concordo plenamente e adorei o senso de humor. rsrsrs
Deixei de participar de alguns destes espaços pq sinceramente nao aguentava mais esses blá-blá-blá, chega uma hora que ou vc fica muito irritada com o que lê ou cansa de ler a mesma coisa. Comigo aconteceu os dois...rsrsrs
Um abraço!

Louise Galdino disse...

Vou votar em vc viu????
Rs bjo

É Nóis no Canadá disse...

Adorei o post... já li vário blogs como os que vc citou... de pessoas que pensam em "fugir" das responsabilidade e ganhar tudo de mão beijada!
Aqui em Curitiba assisti a palestra do governo que é propaganda mesmo... mas na escola que faço o francês o dono da escola promove palestras tbém e depois agenda horários com quem está realmente interessado na imigração e ele explica que o Quebec não é "melzinho na chupeta", que lá é uma provícia que aceita imigrantes devido a falta de mão de obra... e que lá existe uma melhor qualidade de vida e segurança, bem diferente do Brasil que está cada dia mais violento.

Anônimo disse...

Esse tipo de gente são daqueles que não tem perspectiva de vida, o amanhã não os interessa, se contentam com pouco e o pouco que possuem, querem de graça, ou melhor, "O Almoço grátis".
Infelizmente é esse o pensamento provinciano da maioria dos brasileiros, ondem se contentam inclusive com as "bolsas esmolas federais" - lê-se: compra de voto legalizado!

A vida se ganha com muito trabalho e se eles não estão contentes por aí, voltem para o Brasil, e que continuem a pagar e sonegar imposto, onde fingem que pagam impostos e o governo fingem que faz alguma coisa!

Vanessa e Saulo disse...

Ótimo post.
Parabéns!!!

Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
www.vanessasaulo.blogspot.com