terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mercado de trabalho em TI em Trois-Rivières

Olá a todos..

Faz tempo que não escrevo nada aqui, e minha esposa já está dizendo que o Blog pertence a ela (o que não deixa de ser uma verdade)

Bom, muitos me perguntam como é o mercado de trabalho em TI aqui em Trois-Rivières. Como todos sabem (espero) Trois-Rivières é uma cidade de médio porte para padrões canadenses, mas de forte orientação industrial. Aqui foi o berço da indústria na américa do norte e por muito tempo foi a capital mundial do papel jornal. Quase toda a poulação trabalhava para essas indústrias ou para as empresas satélites destas. Com a crise financeira de 2007 e forte competiçao chinesa, algumas destas industrias simplesmente faliram, e a maioria da população foi atingida. Este é o resumo do quadro atual de TR.

Onde fica a TI nisto... calma, já chego lá.

Eu trabalho em uma das mais antigas empresas de TI do Québec (Sogi informatique) que começou com o emprendedorismo de alunos que se formaram no Cegep daqui em 1975. No começo prestavam serviços dentro de algumas industrias daqui e só depois de algum tempo começaram a desenvolver seus próprios softwares.

Agora sim, depois de um pouco de história, como é mercado de tarbalho para profissionais de TI em TR.
1- Não existem grandes empresas como a CGI aqui. Existem várias pequenas empresas (menos de 10 funcionários) e algumas médias (10 a 50 funcionários)
2- Hoje o mercado aqui (pelo que eu vejo) está polarizado para soluções WEB. Tecnologias como PHP, ASP.NET (c# ou vb.net), Java são comuns. Mas já vi empresas que procuravam profisionais em Delphi, VB6 e até linguagem 4GL como os quase desconhecidos PowerBuilder e WinDev.
3- Existe um mercado para profissionais de infraestrutura e hardware também.
4- O mais importante: Todas elas demandam um excelente conhecimento da língua francesa e um razoável conhecimento do inglês (se bem que muito menos que em Montréal)

Ainda em relação a tecnologias, não espere trabalhar aqui com uma tecnologia somente. Aqui você trabalha sempre com no mínimo umas 3 em um mesmo projeto. Me refiro a sistemas criados, por exemplo, meio ASP.NET meio ASP clássico acessando bases de dados PostgreSql ou SQL Server, horas usando ORM e horas não.

O porquê disso? Alta rotatividade de funcionários. É dificil manter uma equipe que mantenha a mesma linha de raciocinio que foi definido no início do projeto. Assim cada um que entra tenta "temperar" o projeto com sua bagagem o que faz aparecer essa colcha de retalhos. Lembrem-se que se trata de empresas pequenas que ficam em um beco sem saída e o jeito é pegar o que o mercado oferece.

Mudanças de paradigma, como AGILE (XP, Scrum), Testes, MVC, etc.. começam a aparecer aqui, mas ainda engatinhando. Falta aumentar um pouco a densidade de profissionais especializados nestas tecnologias para que as empresas as adotem. E se transforma no "efeito Tostines": Não usam AGILE por falta de profissionais e falta profissionais porque não existem empresas aqui que as utilizam.

Outro problema é que os grandes centros daqui ainda oferecem uma vasta gama de vagas em Ti em empresas de grande porte e com salários superiores aos daqui. Empresas que procuram especialistas(que dominam umas poucas tecnologias) ao invés de generalistas (que conhecem um pouco de tudo), como ocorre aqui. É claro que você tem um preço a pagar. Concorrencia e custo de vida mais alto em grandes centros.

Minhas dicas finais para quem quiser realmente vir para cá e trabalhar com TI:
1- Venha com o francês afiado. Quanto mais fluente, mais chances você terá de ser empregado rapidamente.
2 -Venha com a idéia de trabalhar com outras tecnologias alem daquelas que você julga dominar. Esteja aberto a novas possibilidades.

Trois-Rivières vive nesse momento uma época de reestruturação. Antes fortemente industrializada está passando a uma cidade voltada para serviços. Nesse momento o parque tecnologico daqui começa a ganhar vida, o que deve trazer algumas grandes empresas do setor de TI para cá em 2 a 3 anos. Trois-rivières é também uma cidade que fica a meio caminho (1 hora e meia de carro) dos dois maiores centros do Québec (ville de Québec e Montréal), o que a torna interessante para empresas de consultoria que visam as duas cidades (é mais barato ter um escritorio aqui do que um cada cidade). Então eu creio que dentro de dois a três anos será uma cidade muito rica em termos de TI. Melhor, talvez, para quem já tiver apostado aqui.

Abraços a todos

3 comentários:

Baratinha disse...

Ate que enfim, ate que enfim, ate que enfim, ate que enfim!!!!!

UM beijinho pro programador mais bonito de Trois Rivières!!!!

Ca e Ca no Ca-nada disse...

Olá Bianca e William, Como estão?

Estava navegando pelos blogs relacionados a Tois-Rivière e acabei caindo no blog de vcs. Gostaria de parabenizá-los pelas excelentes informações colocadas nos posts. Eu e minha noiva estamos nessa empreitada e daremos entrada no processo em meados de Novembro. Nosso intuito é ir para TR também, visto alguns fatores relevantes que vcs mencionaram em alguns posts e que concordamos plenamente. Gostaríamos de mater contato, por isso estou adicionando vcs em nosso blog.

Obrigado e espero mantermos contato.
Abraços
Carlos e Camila

Netto disse...

Sulut,

Estou iniciando o processo de imigração e gostaria de conversar melhor com vc sobre o mercado de trabalho com TI em TR(eu e minha esposa somos da área).

Seria possível vc me passar teu skype/gtalk ou msn pra mantermos contato?