domingo, 6 de dezembro de 2009

Minuto engenharia.


Bom pessoal, faz mais ou menos um mês que estou acompanhando um caso de gonflement de béton pelos jornais.

Acontece que algumas residências aqui de Trois-Rivières estão apresentando rachaduras em suas fundaçãoes por causa da presença execessiva de pirita na composição do concreto. A pirita é um agregado reativo e forma a famosa reação alcali-agregado, na qual o concreto incha (aumentando seu volume e consequentemente formando fissuras).


Essas residências que eu citei acimaq são relativamente novas, tem dez anos ou menos. A empresa que forneceu o concreto é a Béton Boisvert (que é uma grandinha da região aqui). Esse assunto me interessa muito, porque eu estudei Tecnologia do Concreto em paralelo com a Engenharia Civil e acho que são artigos interessantes para o pessoal da engenharia, afinal "gambiarra" não é só coisa de país de terceiro mundo.

Pelo que eu percebo, existiu uma falta de acompanhamento tecnologico na produção do concreto, e existe uma falta de profissionais que tenham conhecimento de concreto aqui (bom pra nós). Se tiverem tempo, leiam as reportagens abaixo, pois isso nós da uma pequena lição sobre patologia do concreto e em francês.

Le nouvelliste 04/11/2009


Le nouvelliste 24/11/2009


Um comentário:

P disse...

bacana. essa engenheira vai longe!
;)