domingo, 1 de novembro de 2009

A industria do Manoir...

Bom, ola pessoal.

Aqui tem uma coisa chamada a indústria do Manoir. O que é isso? Manoir são residências destinadas a pessoas idosas, em outras palavras , são casas de repouso para idosos. Ela são divididas em três categorias, a de idosos autônomos, semi autonômos e aqueles que já não tem mais autonomia. (entenda-se por autonomia a capacidade de comer sozinho, tomar banho sozinho, sair sozinho etc..). Desde que eu chegeuei aqui isso foi uma coisa que me chamou muito a atenção pois Trois Rivières está pipocada destas casas (acredito que pelo fato de TR ter um custo de vida mais baixo que cabe na aposentadoria dos velhinhos) , só aqui por eu moro tem três e tem duas que são muito grandes, uma no Boulevard des Chenaux e outra que fica no Boulevard Jean XXIII (frente ao Maxi), fora as outras espalhadas pela cidade.

Eu digo que isso é uma indústria pois os cuidados para idosos estão ficando cada vez mais profissionais. Eu tenho dois amigos que trabalham em Manoir e pelo que eles me contam o funcionamento destas casa de repouso é muito parecido com o de um hotel, só que é como se fosse um hotel especializado em atender velhinhos. Lá dentro tem a cozinha, (que tem o mesmo pique de uma cozinha de restaurante, nada ver com aquela cozinha aconchegante com fogão a lenha da vovó) sala de estar, quartos (pode ter arrumadeira ou não).

Quando a residência para semi-autonomos ou sem autonomia tem acompanhamento de enfermeiros e/ou fisioterapeuta . (fica a dica para o pessoal de enfermagem).

Claro que nada disso sai de graça, eu não tenho idéia do preço da mensalidade, vou me informar, mas tenho quase certeza que não é muito barato não.

Fica a minha dica para o pessoal da saúde , enfermagem ou fisioterapia.

Sucesso pra todo mundo.

PS. Quando a Soraia Tandel disse que o Quebec precisava de mão de obra porque a população estava envelhecendo, ela não estava brincando...


3 comentários:

Unknown disse...

pena que não é do governo... se bem que haja dinheiro pra sustentar tudo né... daqui a pouco teríamos que pagar 90% do salário em impostos hehehe

Bea disse...

Pode até não ser de graça e ser bem caro, mas é melhor que os asilos que temos aqui (odeio a palavra asilo) e que além de serem pagos pelos próprios aposentados, são uma vergonha!

P disse...

me parece bacana. é válido que as pessoas das mais autônomas ou não tenham uma velhice digna. e eu não acho ingrato que existam esse lugares especializados. ficam todos felizes: idosos, filhos, netos. se é profissional, é perfeito! vou juntar dinheiro pra passar a minha velhice em algum lugar bacana assim.
:D