quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mais um pouquinho de engenharia

Estamos ai!

Hoje a postagem é sobre engenharia particularmente a engenharia civil (que ta bombamdo!). Mas esta postagem é mais sobre o mercado de trabalho mesmo, não foi falar sobre a parte da ordem pois esta terá um post especifico no devido momento.

O que eu vou relatar é a minha experiência no mercado de trabalho , aqui a minha visão com sete meses de trabalho na parte de engenharia civil.

Bom, primeiramente, o governo esta investindo maciçamente em infra-estrutura (routier et urbana). O que eu quero dizer com isso, o governo resolveu investir dinheiro na infra estrutura das rodovias , um pouco para amenizar os efeitos da crise e um pouco porque está precisando mesmo. Tem pontes que eu não sei como é que não caiu ainda. Isso resulta no fato de que o governo passou uma boa quantidade de verba para o ministério dos transportes fazer as obras, porém o ministério dos transportes, pela falta de mão de obra, terceiriza o serviço para as empresas de consultoria, ou seja toda a parte de projetos, planejamento e fiscalização fica por conta dessas empresas. Como o governo também não executa, tem um filão que fica para as empresas de construção, as ditas empreiteiras e são estas empresas que temos a função de fiscalizar.

Uma outra coisa que acontece também, é que existe um dinheiro que é destinado a investimento na cidade, principalmente parte de rede de esgotos, drenagem e urbanismo de uma maneira geral. Fica a dica para o pessoal de arquitetura também, dar uma revisada na parte de urbanismo e encarar o desafio.

Eu trabalho como fiscal de obras, eu nunca tinha trabalho com obras de arte e nem com obras de infra estrutura de transporte no Brasil, mas estamos encarando e eu estou gostando muito pois aprendi muita coisa e conheci muitos lugares do Quebec!

Bom , temos que conhecer as empresas e os seus clientes, a minha dica é verificar o site do MTQ e da Hidro-Quebec.



7 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Mes amis, bonjour!

A engenharia parece estar bombando mesmo...

A "distribuição" da verba entre as empresas de consultoria, construção e fiscalização acaba se refletindo no próprio site do Emploi-Québec: a quantidade de vagas para engenheiros rodoviários (bom pra mim!), de estruturas e de infraestrutura urbana é razoável!

Seria legal vocês contarem como é a vida de um engenheiro no inverno 8^)

Abraços,

Marcos
J'm'appelle Caillou

Baratinha disse...

Já fiz uma obra debaixo de neve, mas vou fazer um post específico sobre isso mais no fim do inverno, para poder ter uma visão mais aprofundadada.

Bianca

Alexandre Guimarães Reis disse...

Olá Bianca,

Também sou engenheiro civil e estou para fazer a entrevista em dezembro, por isso tenho pesquisado bastante ofertas de emprego. Gostaria de saber de você, como procurou emprego como engeneheiro sem ser ainda membro da OIQ. Eu nao tenho achado ofertas sem esta restrição! Grande Abraço.

Baratinha disse...

Na verdade , meu primeiro emprego foi como tecnica, o meu processo da ordem esta correndo.
Isso depende muito da empresa para a qual vc trabalha. Enquanto seu processo não sai , voce pode ir trabalhando como tecnico e isso te ajuda a conhecer o mercado.

Aline disse...

Olá Bianca!

É meu primeiro comentário aqui no seu blog, que é muito bom, parabéns! Eu sou técnica em edificações e arquiteta formada há 8 anos. Nunca trabalhei com projeto arquitetônico, pois sempre tive meus trabahos voltados pra execução de obras. Tenho muita experiência em fiscalização, acompanhamento e toda a parte burocrática como quantificação, orçamento etc. Você acha que eu tenho alguma chance de encontrar um emprego nessa área? Ou o que eu tenho que fazer é chegar aí e já sair estudando pra aprender como se trabalha "à maneira" deles?
Bem, estou pensando em chegar aí em junho de 2011 e agradeço desde já por qualquer informação que puder me dar.

Abraços,

Aline.

William John Adam Trindade disse...

Aline

Qual é o seu email pra que possamos entar em contato?

Aline disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.