sábado, 21 de novembro de 2009

Imigrantes em Trois-Rivières, um outro viés da imigração.


Bom, quero com este post abordar uma outra face da imigração que é atraída para o Québec/Trois-Rivières.

Existe a imigração de trabalhadores qualificados, da qual fazemos parte nós os brasileiros e existe a imigração dos refugiados.

Sim, mais quem são os refugiados. Os refugiados que conhecemos aqui são na sua maioria pessoas vindas do Congo (Brazzaville e Kinshasa) , Tanzania e Burundi, fugindo da guerra civil daqueles países e pessoas vindas da Colombia, fugidas da guerra promovida pelas Farc e pelo narcotráfico.

Temos muitos amigos refugiados, acho que a maior parte dos amigos que fizemos aqui são refugiados africanos e as histórias que eles me contaram me deixaram impressionada. Teve um amigo que me contou que fugiu de Brazzaville e eles foram literalmente caçados na floresta , eles passaram fome e sede, ou seja as pessoas que não foram mortas "diretamente" pelas milicias, acabaram morrendo de fome e destrunição. Quando a guerra começou, a mais ou menos doze anos, houveram inumeras perseguições étnicas, o que fez com que as pessoas fugissem, mas ao mesmo tempo que eles fugiam , não tinham nada para comer ou beber e TODAS as fronteiras estavam fechadas. Só depois de um bom tempo foi que o Congo Kinshasa abriu as fronteiras para poderem entrar.

Entrando no outro Congo essas pessoas foram acolhidas em campos de refugiados, mas a situação em campos de refugiados não é das mais adequadas, é uma situação extremamente precária, falta comida, água , remédio e as pessoas ficam em um estado de stress constante. Tenho amigos que viveram por dez anos em campos de refugiados. Acho mesmo que seria díficil passar uma semana num lugar como esses, quanto mais dez anos!

Eu morei na Africa e vi de perto a situação daquele povo, não é nada fácil mesmo, é uma situação muito triste , as vezes desumana e cruel.

Nossos conhecidos Colombianos falam que a situação política na Colombia também não é a das mais favoráveis , as perseguições políticas são bem fortes.

Mas o que Trois-Rivières tem a ver com isso? Quando somos imigrantes trabalhadores qualificados temos o direito de escolher a cidade para onde vamos, inclusive não somos obrigados nem a ficar no Québec se não quisermos, já quando se é um imigrante refugiado, é o governo canadense que decide onde você vai morar e como o governo do Québec tem o interesse de povoar o interior, vem tudo a calhar.

Esse ano inclusive participamos da marcha pelo refugiados, que foi realizada em junho aqui em Trois-Rivières e o William construiu um site internet para ajudar na divulgação da associação de futebol destinadas a ajudar os filhos dessas pessoas (para que eles não procurem o caminho das drogas) e que também foi criada por um refugiado, diga-se de passagem uma pessoa de grande valor.

Bom, eu fico feliz por aqueles que conseguiram receber o asilo aqui (tem pessoas que ainda aguardam parentes que ficaram ainda no campo de refugiados) e tenho a esperança que els terão uma vida boa aqui e gostaria muito que essas coisas não precisassem acontecer.

Eu acho sinceramente que devemos respeitar muito essas pessoas porque eles sofreram coisas que nós nem imaginamos, (alguns viram parentes morrer de fome no meio da mato), e que talvez jamais suportaríamos.

Sucesso pra todo mundo!

3 comentários:

Bea disse...

Nossa! E a gente ainda reclama da vida que temos... tomara que essas pessoas consigam ter uma vida melhor já que o Québec resolveu acolhê-las.

Giselle disse...

Olá! Conheci este blog hj e muito me interessei pelo fato de ser de Trois Rivière.
PARABÉNS por este tópico! Gostei muito da maneira que resume a chegada dos refugiado aqui no Québec. Lamento muito quando percebo no sútil discurso de algumas pessoas aqui (outros imigrantes tb) o preconceito pelos refugiados, pois se acham melhores pq são trabalhadores qualificados. Os refugiados merecem todo o nosso respeito e admiração, até pq quando aqui chegam são imigrantes como nós.

Um abraço e boa sorte!
Giselle

Outro Nome disse...

adorei o tópico;
mas só estou escrevendo mesmo pra lembrar que adoro esse vlog.

vcs estão de parabéns