domingo, 3 de maio de 2009

O buraco é mais "au dessous"

Pois é povo...

Realmente o buraco aqui é mais embaixo...

Todos sabem que para poder ser engenheiro tem que fazer a ordem... dai você vira um engenheiro júnior e depois de um tempo você tem o seu título, e com esse título você poderá "assinar" tudo o que puder... Errado!!! No caso de pontes, por exemplo, você tem que ter acompanhado pelo menos umas quatro obras pra poder ser o "surveillant" principal... O ministério dos transportes aqui é bem rigoroso neste caso.

Qualquer técnico ou engenheiro pode fazer a fisclaização de pontes e obras rodoviárias ?
Errado!!!
Você tem que fazer um curso de "surveillance" e outro de "entretien".

Mas calma, geralmente isso é pago pela empresa (afinal de contas também a gente não vai chegar aqui e ficar pagando tudo que é curso se a gente nem sabe onde vai atuar). Mas o ASP em santé et securité esse tem que ter. Inclusive convido a vocês visitarem o link da Comission de santé et securité du travail.

Os cursos do ministério dos transportes são lecionados na Universiadade de Laval, em Québec. (Esses cursos estão para os engenheiros civis assim como as certificações Microsoft estão para o pessoal de TI.)

Alias um outro pequeno parenteses (se você trabalha com estruturas metálicas e obviamente você vai trabalhar com solda, você tem que ser certificado pelo Bureau Canadense de Soldagem e tem que fazer uma série de cursos. Não é qualquer um que trabalha com solda aqui, agora um parenteses dentro do parenteses, eu realmente não sei como funciona a área de soldagem no Brasil).

Agora uma coisa que eu acho que seria muito útil para quem é da area de engenharia civil e ainda está no Brasil é dar uma olhada no CCDG (cahier de charges et devis generaux), mesmo que você não seja e nem pretenda trabalhar com essa parte de transportes pois serve para você aprender algumas palavras do vocabulário técnico. (o problema que para baixar o dito custa CAD$32,00, mas se você tiver dinheiro e puder pagar vale a pena baixar).

Bom é isso pessoal e aproveitando para dar uma última dica, comprei minha bota de segurança (tem que ter bota de segurança pra pisar no canteiro). Custa CAD$ 85,00 no Canadian Tire e ela deve ser homologada pela CSA (Homologuée CSA, Classe 1, ESR). As imagens do selos abaixo:


Um abraço e sucesso pra todos!

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Bianca e Willian, meu nome é Sérgio Alberti e antes de mais nada gostaria de parabenizá-los pelo blog e pelos sucessos que já estão tendo no Quebec.
Eu ACABO de receber meu passaporte com o visto e começo agora a colocar todas as informações a prova, fazer e refazer os cálculos de custo e tudo mais.
Sou jornalista em Sao Paulo e pretendo desembarcar em Montreal no mês de setembro. Até lá continuo lendo o blog de vcs e torcendo muito por nessa caminhada.
Abraços
Sérgio Alberti

Alexandre Guimarães Reis disse...

Olá Bianca e Willian, gostei muito do blog. Tambem sou eng. civil e encontrei aqui muita informação interessante. Parabens!!

Abs.

Ventura

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Bianca e William,

Os seus posts tem se tornado de utilidade pública!

Parabéns.

Abraços,

Marcos
http://jmappellecaillou.blogspot.com

Ademilson Batista disse...

Bom dia Bianca e Willian, meu nome é Ademilson batista e gostaria de parabenizá-los pelo blog.

Tenho me interessado muito pelo assunto e visto que vcs sao da area da engenharia, parei pra fazer algumas pergutnas, se houver a possibilidade de vcs me ajudarem ficarei muito grato.

Trabalho com construcao civil aki em Brasilia, auto muito na area de Estruturas metalicas, fabricando e montando.

Como e esse mercado ai?


se possivel me add no msn, pradoesilva@hotmail.com

desde agradeco muito

abracos e que Deus continue os abencoando.