terça-feira, 24 de março de 2009

Um mês de Québec


Bom pessoal, já faz um mês que estamos aqui!

Parece pouco tempo, mas na realidade fizemos muitas coisa desde que estamos aqui e já fizemos alguns bons e novos amigos amigos! Todos quebequenses porque os únicos brasileiros que eu conheço aqui é o William e a Maria Tereza. Já estou até respondendo uns "ouis" pra ele de vez em quando. Inclusive estamos pensando em criar uma versão francófona do blog para os nossos leitores daqui. hehehe

Não dá pra dizer que estamos fazendo "um balanço" do primeiro mês pois é muito imaturo dar qualquer opinião, mas vamos passar algumas impressões.

EMPREGO
Realmente, quando chegamos aqui a gente não tem emprego garantido, mas tem muita , muita ajuda mesmo para você encontar o seu. Eles te ajudam a montar currículo, carta de apresentação, como se portar em entrevistas e inclusive te ajudam a marcar uma entrevista.

CLIMA
Faz frio, mas como chegamos em fevereiro pegamos o fim do inverno, a pior temperatura que pegamos foi -20°C, mas deu para sair de casa tranquilo. Caminhamos a pé sem problema nenhum (claro que com roupas adequadas). Acho que a partir disso começa a ficar desconfortável, daí convem tomar um ônibus.

CUSTO DE VIDA
Nosso planejamento está correto, por enquanto. Claro que não podemos fazer nenhuma extravagância, mas estamos tranquilos quanto à isso. Planejamento financeiro e canja de galinha não faz mal pra ninguém.

HABITAÇÃO
Não podia ser melhor! Alugamos pela internet pelo valor de CAD 600,00 um 5 et demie chauffé, eclaire, meuble , com telefone et internet inclusos , do lado do Cegep e da UQTR, perto de muitos mercados, bancos, etc. Super bem localizado.

POVO
O pessoal é bem receptivo , todos muito educados de uma maneira geral.

ALIMENTAÇÃO
Tem tudo o que tem no Brasil , inclusive feijão (do tipo que estamos acostumados no Brasil, sim aquele mesmo o carioquinha) , leite condensado, arroz, carnes etc.. e o melhor de tudo, não precisa ir no "mercado chinês" pra comprar nada, não tem que ir no mercado negro do Roque Santeiro (Angola). Tem tudo lá no Loblaws mesmo...hehehe . Tem leite condensado até no Tigre Gigante. E outra , os preços não são ruins.

CIDADE
Tenho que fazer um tópico especial sobre isto, mas posso dizer que é muito agradável e tranquila. O relatório policial do mês passado foi de 60 casos de pessoas multadas por falar ao celular no volante e umas outras que estacionaram na vaga reservada aos deficientes... Roubo, assalto, estupro, sequestro é bem raro mesmo.

E para fechar com chave de ouro o nosso primeiro mês hoje fomos na UQTR, onde estava tendo uma mini feira das nações e tinha um stand do Brasil. Foi muito legal encontrar os brazucas daqui. Aqui esta a prova:

Bom é isso, um abraço e sucesso para todos.
No mais é isso ...

Um abraço e sucesso




3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns meus amigos!!
É isso aí, as coisas vao se ajeitando aos pouquinhos... já deu tudo certo pra vcs !
Um grande abraço nos dois !
Beijos !

Juba e Dea disse...

Parabéns e sucesso para vocês!! Estaremos acompanhando seu blog!

abçs

dea e juba

Silvia disse...

Salut!!
Passeando pelos blogs de imigrantes, que como nós, desejam realizar este sonho, encontrei vocês... E qual não foi minha suspresa ao saber, primeiro que conhecem Angola, depois, que foram pra TR!! Adorei e já sou fã... Estamos nos preparando agora para enviar nosso dossiê ao final de julho. Eu já tenho alguma bagagem de francês, mas meu marido ainda está sofrendo um pouco! Adoraria manter contato, sou angolana, mas estou no Brasil desde criança, já morei em Santa Catarina também. Queremos ir pra TR, sou bibliotecária e ele massoterapeuta. Poderiam me mandar um e-mail? Um abraço! Silvia/Campinas-silvialuciaguerreiro@gmail.com