sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fazendo a validação frente ao MICC

Como todos sabem, é necessário fazer a validação do diploma frente ao MICC, seja para dar entrada com papelada da Ordem, seja para uma entrevista de trabalho, caso o empregador pergunte, enfim...

Eu, sinceramente não recomendo que se façam as traduções no Brasil , pois estando aqui no Québec você tem a possibilidade da taxa ser reembolsada, o que não ocorre no Brasil. Diga-se de passagem o custo para fazer tradução de diploma sai bem mais caro no Brasil (é bem cara mesmo). Mas se você realmente quer trazer as coisas traduzidas, (repito que você não vai ganhar muito tempo fazendo isso, no máximo uns dez dias...) não esqueça de verificar se o Tradutor pertence à Ordem dos Tradutores do Québec.

O processo funciona da seguinte forma:
Primeiro você vai no MICC (rue Laviolette n°100, bureau 26) e fala que você está ali para fazer a validação do diploma. Eles vão marcar um rende -vous pra você e vão te dar um formulário para que você preencha e devolva no dia da eentrevista.

Segundo: no dia e hora marcada você retorna ao MICC com o formulário preenchido, os originais do seu diploma, os originais de seu histórico escolar (de faculdade e segundo grau).O oficial da imigração vai tirar uma cópia e ele mesmo autentica e te devolve os teus originais O oficial da imigração vai encaminhar para que se faça a tradução.

Terceiro: Depois de uns dez dias chega na sua casa uma cartinha dizendo o valor que você tem que pagar.

Quarto : você retorna no MICC e paga a taxa, pode pagar em cartão ou dinheiro.

Quinto : de posse do recibo, você retorna ao Emploi Québec ( rue des Forges 225) e entrega o recibo para o seu agente.

Sexto : você recebe o cheque do MICC com o valor a ser recebido.

No meu caso o valor foi de CAD 229,00 (sendo CAD 105,00 taxa do processo, e CAD 124,00 taxa de tradução) e o do William o valor foi de CAD 263,00 (sendo CAD 105,00 taxa de processo e CAD 158,00 taxa de tradução).
O prazo entre pagamento e recebimento do reembolso foi de 4 dias.

Abraço e sucesso para todos.

3 comentários:

Fernanda disse...

Olá! Td bem com vcs?

Amei este post! Eu estava preocupada com isso. Até cheguei a pensar em traduzir alguns documentos aqui no Brasil, mas depois q ouvi falar q o Emploi Quebec reembolsa estas taxas, resolvi deixar para fazer aí. Foi muito bom saber q este processo é bem simples. Com certeza farei isso assim q chegar aí :-)

Abraços

Fernanda

Québécois4ever disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Québécois4ever disse...

Vocês estão de parabéns pelo post. Ainda não havia encontrado uma explicação tão detalhada sobre o assunto.
Desde que cheguemos ao Québec tenho me feito perguntas sobre a validação e que caminho deveriamos seguir. Agora tudo está mais claro.

Abraços0

Katiuscia