quinta-feira, 5 de março de 2009

Primeiras "demarches"

Ola pessoal, vou postar aqui algumas informações que eu considerei úteis para os recém chegados aqui em Trois-Rivières. O que eu escrevo abaixo é para tentar facilitar a vida de alguém que está vindo para cá e para fazer poupar tempo, contudo os passos a seguir (creio eu) servem para todos os lugares onde se esteja no Québec, a única coisa que muda , claro, são os endereços.
Tudo começa ainda dentro do avião, onde temos de preencher um formulário declarando o que levamos e preenchendo nosso endereço ( o do Québec).
Devemos nos dirigir, no aeroporto onde chegamos, ao setor de Imigração. Lá será feita a sua confirmação de residente permanente.
A primeira coisa a fazer é providenciar o NAS, que é o Numero de Assurance Sociale (vamos dizer que é o CPF deles) . Para tal você deve se dirigir Citoynneté et Immigration Canada , que fica na Rue des Forges 55. Você tem que levar o seu passaporte e a confirmation de resident permanent et se possivel, uma prova de residência.(um bail por exemplo).
A segunda coisa a fazer é pedir o formulário de inscrição da assurace maladie, que você faz via telefone pelo número 18005619749. Para tal também é importante ter um endereço quebecois, pois eles enviam o fórmulario num prazo de uma semana. Depois que você recebe este formulário você deve se dirigir ao Centre Local de Service Communautaire, que fica na Rue St. Georges 500, portando o formulário que veio pelo correio, uma cópia do bail, uma cópia do formulário de residente permanente e uma cópia do CSQ e uma cópia do passaporte e uma foto 54mmx47 mm recente (essas cópias devem ser autenticadas, mas isso é feito de graça no Immigration Québec que fica na Rue Laviolette 100).
Para fazer a validação do diploma , deve se dirigir para o MICC também, contudo o reembolso das taxas de tradução (se for o caso ) será feito pelo Emploi-Québec, por isso sugiro marcar um rend-vous o quanto antes na Rue des Forges 225.

Dicas que facilitam. Providenciar um aluguel de uma casa, pois tendo um bail você terá uma prova de residência, o que facilitará as "dèmarches".

Espero ter ajudado!

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