domingo, 17 de abril de 2011

A face do preconceito

Ola pessoal.

Achar que em QC não tem preconceito, que não violência, que não problemas sociais, que não político corrupto e que não tem picaretas é coisa pra gente muito ingênua.

Hoje quero falar de uma coisa que vem me chamando a atenção, o preconceito que o québecois médio tem com relação aos que vivem de BS e que muitas vezes é confundido com preconceito em relação à imigrantes.

Vou usar como exemplo um caso que venho acompanhando pela midia.

Todos os dias ligo o rádio do carro pra ir trabalhar e escuto o noticiário. À algum tempo acompanho um caso de uma família de franceses que tem duas filhas, uma das quais tem paralisia cerebral. O pai veio para cá na categoria de investidor (foi o que eu entendi) e tem uma empresa . Eles estão aqui à alguns anos e foram pedir a residência permanente para ele e sua família, porém esta lhe foi negada por causa do problema da sua filha, pois o governo alegou a ele que a menina seria fardo muito grande para o sistema de saúde do Québec.

Muito bem. A família contratou um advogado, entrou com um recurso (alegando que existem famílias de refugiados nas quais todos estão doentes e mesmo assim são aceitos por questões humanitárias) . O caso ainda sera julgado, porem não é esse o ponto que me chamaou a atenção.

O que me chamou a atenção foi a atitude do jornalista querendo entrevistar o pai e o advogado. Ele se mostrou favorável  e por diversos momentos soltva frases do tipo " Eles são trabalhadores, pagam impostos, eles não estão vivendo de ajuda social" "Eles não são como certas famílias de turistas norte africanos, que fingem que desmaiam e vem se tratar aqui. Isso é um golpe", diz o jornalista.

O que ficou bem claro pra mim, mais uma vez é que existe um preconceito muito grande contra quem vive de ajuda social, que as vezes é confundido com preconceito contra imigrante ou contra refugiado.

Inclusive a Rádio Canadá fez esses tempos uma série de reportagens chamada "Naufrages de Villes"  que chama a questão para os que vivem de ajuda social e para com o preconceito que eles sofrem.

3 comentários:

. disse...

Adorei a nova carinha do blog! Adoro girassol!!!

Unknown disse...

Oii,o blog ficou lindo!!!

Olha,eu também observei isso nesses comentários..outra coisa,ele trabalha coincidentemente com uma amiga nossa numa empresa de segurança aquí em Montreal(o pai).
Achar que o ser humano vai ser diferente só pq está em um país ''de 1º mundo''seria uma ilusão.Preconceito tem por toda parte!!
Bjs!!!

Carla S. disse...

O blog ficou lindo...me deu até uma energizada!!!