segunda-feira, 14 de março de 2011

Visoes opostas...

Esses tempos eu vi uma reportagem sobre o lançamento de um livro chamado "Le remede Imaginaire, pour quoi lïmmigration ne sauver pas le Québec`" de Benoit Dubreil et Guillaume Marois.

Os autores deste livro, que trata do aspecto economico da imigracao, falam que os impactos economicos da imigracao no Quebec sao nulos senao negativos, o que vem de encontro as politicas de imigracao do governo do Quebec.

Eu particularmente vou procurar este livro e ler para saber o que os autores tem a dizer, realmente fiquei muito curiosa, pois isso vai de encontro a minha ideia de imigracao tambem. (acho que cai do cavalo hihihihihi).

Hoje , porem eu li uma reportagem no Le Nouvelliste escrita por Karim Benessaiedh , que fala que para maio proximo o prefeito da cidade de Huntingdon esta organizando uma visita com imigrantes originarios do Magreb para incentiva-los a sair de Montreal e ir habitar a cidade de Huntingdon, cidade esta que sofre os problemas da desvitalizacao.

Eu ja fiz alguns posts sobre este problema (que e um problema social grave do Quebec).

Temos ai duas situacoes bem distintas, dois estudiosos que fizeram um trabalho cientifico e concluem que a imigracao nada mais e que um "remedio imaginario"e que nao vai salvar o Quebec dos seus problemas e de outro lado um prefeito que quer salvar a sua municipalidade do total desaparecimeto (ameaca esta bem real em algumas cidades).

Pitacos a parte, e como este blog e meu e eu posso escrever as bobagens que eu quiser, vou dar a minha opiniao/filosofia de botequim. A minha opiniao e a de que o Quebec precisa sim de imigracao, porem a politica, apesar de muito boa esta longe de atingir os objetivos de repopulacao do pays. O problema de falta de mao de obra e iminente senao ja presente no Quebec, porem fora dos grandes centros (Montreal e ville de QC) . Na minha area, que e engenharia civil , os grandes investimentos estao sendo feitos nas regioes ( Gaspesie, Centre du Quebec, Apalaches) pois a politica do governo e desenvolver o Quebec como um todo e desenvolver mais o interior. Eu acredito que a imigracao devia ser melhor dirigida.

Enfim , pitacos a parte mais uma vez eu me pergunto se o Quebec espera que os imigrantes vao resolver o problemas dele e me pergunto tambem se a nacao quebecoise , como povo, lingua e cultura nao esta em vias de desaparecimento?

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, meu nome é Guilherme e pretendo migrar para Quebec depois que concluir minha graduação aqui no Brasil, eu e minha namorada vamos iniciar o processo em 3 anos.

Sou despachante operacional de voo e piloto privado concluindo o piloto comercial, temos 22 anos eu e 20 ela.

Bem, não falo francês ainda, começo meu curso amanha, por este motivo não acho nenhuma informação a respeito do mercado de Aviação civil em Quebec.

Gostaria de saber qual a agencia reguladora do canada, aqui, por exemplo, é a Anac.

Estou procurando um blog de alguém que seja deste mercado mesmo sendo engenheiro aeronáutico etc. se conhecer, por favor, me indique.

Muito Obrigado.
Att
Guilherme V.S