sábado, 29 de janeiro de 2011

Au dessus de ses moyens



La vem golpe (parte 2)

Ola pessoal

Faz um tempo que eu observo um certo comportamento da sociedade aqui e eu sempre procuro ler sobre isso , pois sempre vejo reportagens que falam que a sociedade quebecois/canadense é uma sociedade que vive "au-dessus des moyens". O que isso quer dizer?

As familias em geral gastam tudo ou senao mais do que arrecadam, levando a um endividamento "cronico". Eu li num livro que existe uma estatistica que o quebecois medio nao consegue economizar nem um por cento do que ganha.

E existe tambem muitos que vivem muito endividados com cartoes de credito, haja visto que o credito é muito facil de se obter aqui e isso as vezez pode ser uma armadilha pois eu ja vi casos de pessoas que pedem falencia pessoal.

Como a sociedade aqui e as vezes baseada no consumo e o acesso ao credito é facil , isso acaba sendo uma combinacao explosiva se a pessoa nao tem uma educacao financeira forte.

Por isso se vc ve seu vizinho com uma bela casa e um belo carrao, tudo bem , bom pra ele mas nao se sinta inferior pois vc nao sabe qual o nivel de endividamento dele.

Eu ate extrapolo isso para o nivel governamental, pois o governo quebecois tem um grande deficit (um endivamento grande) e tambem é um estado que vive au dessus de ses moyens pois existem muitos serviços sociais mas as pessoas acham que o dinheiro nascem em arvore , ou seja ninguem quer corte de serviços sociais mas ninguem quer que se aumente imposto tambem . Meus amigos nao tem como fazer omelete sem quebrar ovos! O dinheiro tem que sair de algum lugar nao tem magica pra isso, em algum momento da cadeia alguem vai ter que pagar.

Esse a meu ver é o papel que o governo quer que o imigrante desempenhe , mao de obra jovem para pagar os serviços daqueles que vao se aposentar e continuar a pagar imposto para sustentar o estado e e para que a cadeia continue . Isso é uma coisa seria, pois ja fiz um post aqui sobre as villes devitalises, que inclusive e o seujeito principal do filme A Grande Seduçao (vilas que estao desaparecendo onde literalmente so tem velhinho)

Mais uma vez digo, o Québec nao mantem o programa de imigraçao porque eles sao bonzinhos, eles querem resolver o problema deles e nao o nosso.

Mas voltando ao assunto inicial, pois o parentese que eu abri foi grande demais , hehe, sugiro algumas dicas para o pessoal:

Evitar ter um numero excessivo de cartoes de credito.
Pagar o cartao de credito na integra todo o mes.
Fazer um orçamento domestico de acordo com sua renda
Fazer uma poupança
Investir em REER (isso ajuda a diminuir imposto).
Sempre que for comprar algo verificara a taxa de juros imbutida.
Evitar compras por impulso.
Fazer muita pesquisa de preço e esperar as promocoes

Esse é um assunto que nao se esgota, eu acho muito importante cuidar das finanças pois a gente nunca sabe do dia de amanha.

4 comentários:

Douglas e Cintia disse...

Creio que seja comum mesmo. Mas o negócio é cuidar dos nossos interesses e não se deslumbrar com os outros, pois como você falou, não da para saber a real situação financeira deles.

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber se há mercado para os profissionais de TI em TR?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Baratinha disse...

Oi Daniel,
Meu marido trabalha com TI aqui em Trois Rivieres e inclusive ele fez um post sobre isso, por favor de uma lida

http://biancaetwilliam.blogspot.com/2010/09/mercado-de-trabalho-em-ti-em-trois.html

Se tiver mais duvida se comunique.

Um abraço