domingo, 6 de abril de 2008

Relato de Entrevista

Gostaria de compartilhar a experiência da entrevista com o pessoal.

Bem , a minha entrevista foi realizada no dia 14/11 (ontem).

Saimos de Joinville no dia 13 as 22:15 e chegamos em São Paulo as 6:१८ do dia 14. (fomos de onibus nesse mundo tem louco pra tudo).

Ficamos aguardando um pouco na rodoviária , depois fomos de taxi atéas imediações da Avenida Paulista. Ficamos esperando em um shopping. Depois quando foi la por uma e meia da tarde a gente chegou no hotel .

Pedimos para ser anunciados as 14:24. Subimos. Primeiro eu fui pega de surpresa , porque ela pediu umas fotos que a gente tinha que ter enviado e não enviou (fiquei meio nervosa , pois eu não esperava , a sorte e que tinhamos umas fotos na pasta).

Ela começou a explicar no que consistia a entrevista e falou que no final ela ia dar o resultado se aprovado ou refusé , caso fosse refusè ela ia explicar o porque.

Dai ela pediu pra ver os documentos primeiro pediu os passaportes válidos. Ok. Depois pediu o nosso certificado de marriage. Depois ela pediu as minhas provas de trabalho . Nessa parte eu fui bem , mas eu fiquei nervosa porque eu não consegui falar direito do meu trabalho em Angola, mas saiu umas coisas meio gaguejadas.

Os demais experiências profissionais eu consegui explicar.

Dai ela pediu as provas de trabalho do meu marido . Ele se explicou melhor que eu.

Depois ela perguntou pra mim porque eu queria emigrar.

Eu respondi que era porque a sociedade quebecois apresentava valores mais justos que aqui , expliquei que no Brasil a carga tributária é muito alta , porém a gente não tem retorno do governo.

Ai ela perguntou se a gente tinha visto alguma coisa do mercado de trabalho . Eu e meu marido montamos uma brochura , mostrando que na região que escolhemos , Mauricie , o mercado de trabalho para minha profissão estava favorable.

Mostrei as vagas de emprego que eu tinha visto e falei da questão do exame da ordem, mas falei que enquanto o exame não saia eu ia trabalhar para poder me integar melhor na sociedade quebecois.

Dai ela me fez uma pergunta em ingles . perguntou como tinha sido meu ultimo final de semana , eu lhe expliquei que eu estudei ingles , mas a muito tempo , e que na minha profissão não se usa muito o ingles.

Meu marido tembém falou um pouquinho em ingles.

Dai ela pediu pra ver as provas de frances Mostrei meus certificados tanto do centro europeu como do centre quebec . Meu marido mostrou o dele.

Ai ela forneceu o resultado . Fomos aceitos.

Ai ela deu conselhinho qu eu achei jóia . Falou pra gente correr atrás das coisas aqui no Brasil , eu ja tinha pensado nisso. Mas agora vou me dedicar bem a isso.

Na entrevista eu fiquei super nervosa , tava uma pilha , acho que isso atrapalho um pouco ,mas não a ponto de ser refusado.

A entrevista durou 52 minutos.

Desejo boa sorte a todos . Agradeço a todos o apoio ! Tomara que todos tenham sucesso!

Bianca e William.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Noite, vocês são de Curitiba ou de Joinvile? Outra pergunta, pelo que eu havia entendido para imigrar a entrevista seria apenas em francês porém vocês relataram q a entrevista de vocês também teve uma parte em inglês.
Será q precisa ser fluente e inglês?
Att. Vanessa