terça-feira, 22 de abril de 2008

Motivos parte II

Como eu tinha dito já anteriormente , com relação aos motivos de imigrar para o Canadá , esse é um assunto que não se esgota muito facilmente , mas ele varia sensivelmente de cada um para cada um. Cada um tem uma motivação particular.

Bom , continuando , é como eu dizia , se aqui estivesse “bom” , a gente não ia querer se mudar , vamos falar abertamente e sem hipocrisia.

A gente (eu e meu marido) entrou no processo porque pesquisou , pesou, avaliou inúmeras possibilidades e chegou na conclusão que aqui não dá mais . A gente não está vendo perspectiva aqui. Nós queremos construir a nossa vida , só que com o salário que pagam hoje para engenheiro e outras áreas isso tá bem longe de se tornar realidade.

O mercado de construção civil ficou durante muito tempo estagnado ( bem uns quinze anos , vi muitas empresas falirem...) , agora, mais precisamente do ano passado para cá, ele está arentemente dando uns sinais de recuperação ( não sei até onde isso vai, provavelmente só até o fim do mandadato do Lula, mas enfim , não é essa aquestão aqui).

Os salários estão muito baixos , a grande maioria é até abaixo do piso salarial de engenheiro, e como tem muito profissional no mercado , remanescente desses anos de crise , então prevalece a lei da oferta e procura , tem muito engenheiro ai se sujeitando a trabalhar por “milão” por mês e feliz da vida.

Ocorre que nós percebemos as dificuldades de se estabelecer como engenheiro no Canadá , pois tem Exame da Ordem , tem que falar francês , etc e etc...

Bom , eu sou técnica em Edificações também , e neste caso posso ir trabalhando como técnica , até conseguir experiência e me adaptar a cultura quebecois. O salário média de técnico lá e em torno de 40.000 dólares ano , nada mal , mesmo para engenheiro! O meu marido é engenheiro eletricista , mas a praia dele é TI , e essa profissão não é regulamentada , então não é necessário exame da ordem.

Outro ponto é a questão cultural . Nós buscamos uma sociedade mais justa , viver em uma sociedade que seja mais honesta , ou que pelo menos numa sociedade em que a desonestidade não seja vista como motivo de orgulho , como “esperteza”!

Nós estamos cansados da corrupção que assola , impera e atrasa o nosso país! Eu sei que a memória do brasileiro é curta e eu aproveito esse espaço para relembrar que niguém foi punido ! Ninguém foi pra cadeia , apesar de bilhões de reais terem sumido dos cofres públicos, de bilhões de reais terem transitado de forma ilícita pelos corredores de Brasília e pasmem senhores ... “Ninguém sabe, ninguém viu...”O nosso presidente não sabe de nada! E nós brasileiros assistimos mais este espetáculo e não fizemos absolutemente nada ....

Ai se somem escândalos de ONGs ( que recebem dinheiro do governo e não prestam contas dos seus atos) , invasões de terra ( que são invasões de propriedade privada financiadas pelo governo) e etc , etc , etc e tal ....

Outra questão é essa cultura de querer levar vantagem em tudo , passar a perna em todos , falta de valorização da propriedade cultural ...Acho degradante um país rico como o Brasil , possuir cidadãos que morrem de dengue!

Bom , acho que o tópico já se estendeu demais .. mas vou voltar a falar disso ...

Um abraço e sucesso a todos!

Um comentário:

Bruna disse...

Olá, descobri o blog de vocês por acaso!

Meu sonho é morar no Canadá. Me formo (na 2a graduação) e me caso no final do ano, então pretendo iniciar o processo no começo do ano que vem.

Para mim, além dos motivos citados por vocês, um dos fatores mais desanimadores de se viver aqui é a falta de valores das pessoas. O machismo está correndo solto, as mulheres, mais do que nunca, estão pensando que ser mulher "é ter peito e bunda". É impossível ligar a tv e não ver um programa escrotamente apelativo sexualmente. E as músicas, então?! As crianças estão ouvindo funk e os pais (!!!) estão achando absolutamente normal. Todos já estão se acostumando com a podridão cultural, nem discutem mais sobre essas questões. É uma falta de senso crítico que me preocupa muito. Ihh..poderia falar mais mil motivos!

Abraços,

Bruna.