sábado, 24 de outubro de 2009

T-Rès...

A ciclovia - não fede!

Parque Portuário - não fede!

Rue des Forges - não fede!

T-Rès é o título da nova campanha para promover a cidade de Trois-Rivières.

Bom, mas porque o post. Como eu tenho recebidos muitos email e contatos do pessoal através do blog querendo saber sobre a cidade e como eu li algumas "barbaridades " sobre Trois-Rivières em uma comunidade do Orkut, eu queria deixar aqui a minha opinião e um pouco da minha vivência aqui nesta cidade. O que eu relato é a minha experiência e a minha percepção.

Primeiramente, Trois-Rivières é uma cidade de 120 mil habitantes. Muitas pessoas podem pensar que se trata do fim do mundo, mas temos que fazer a comparação com Quebec, pois não esqueçam que o Quebec inteiro tem 8 milhões de pessoas (o Québec é mais ou menos do tamanho do Sul e do Sudeste juntos , só a cidade de são Paulo tem 11 milhões de pessoas, se não me engano), sendo assim a cidade para padrões Québec não é tão pequena assim , é a oitava em importância daqui.

No aspecto de adaptabilidade as pessoas do interior costumam ser mais receptivas. Por exemplo, quando eu morei na Alemanha, eu morei em um vilarejo e fui a primeira Brasileira a morar lá. Nessa época lá eu era a atração da cidade, as pessoas vinham conversar comigo, queriam saber como é que era no Brasil etc etc. Já se eu morasse em uma cidade grande talvez eu seria somente mais uma...

Aqui em Trois-Rivières, desde o começo a gente procurou se filiar a associações e comunidades e isso faz muita diferença pois é uma forma de conhecer pessoas e não ficar isolado. As pessoas são muito atenciosas com a gente pois elas tem curiosidade e isso abre uma porta para troca de experiência e você não se sente só mais um na multidão.

Quanto a emprego, isso será difícil não importa a cidade onde você vá, porém aqui tem muita ajuda mesmo para conseguir emprego, por exemplo o meu emprego e do meu marido, nós conseguimos graças a ajuda de um orgão chamado Strategie Carrière. Eles nos deram uma força incrível! Nos ajudaram a preparar currículos, se preparar para entrevista , marcar entrevista! Os serviços são todos gratuitos (nunca vi nada parecido e GRATUITO assim no Brasil!).Eu não sei se tem orgãos assim em outras cidades, mas acredito que tenha e então eu sugiro que as pessoas procurem desde já entrar em contato com esse tipo de organização, antes mesmo de sair do Brasil, não importa pra onde você vá.

A cidade é muito agradável e tem muitas oportunidades de lazer e cultura, convido a darem uma olhada no link do T-Rès: tem o Festivoix, o Festival de Outono, Delicias de Outono ...até o Cirque de Soleil a gente viu aqui de graça! Tem cinema, teatro, parques, lugares pra fazer trilha...meu Deus...só fica em casa quem quer...

Bom, no que tange ao aspecto custo de vida, o que vai fazer a diferença é o custo de aluguel, que é a maior despesa já que comida, gasolina e transporte é mais ou menos tudo a mesma coisa. Um quarto custa na faixa de CAD$300,00 a CAD$350,00, (meuble, chuffé et eclaire). Casas com jardim bem grandes custam na faixa de CAD$650,00 a CAD$750,00 e dependendo pode ser chauffé et eclaire incluso!

Aqui também tem uma excelente Universidade para quem quiser estudar ou fazer um curso de extensão (mesmo doutorado)

Esse post não se esgota, tem muitos aspectos interessantes que eu gostaria de explorar, mas o post vai ficar muito longo, vai matar o pessoal de sono, então aos poucos conforme surgirem as dúvidas eu esclareço.

Sucesso.

Ps . Moro aqui a oito meses e afirmo, CATEGORIGAMENTE, sem medo de errar, QUE A CIDADE NÃO FEDE!!!!



7 comentários:

P disse...

fico imaginando o tipo de atrocidades que você leu...
:(
espíritos de porco espalhados por aí, claro.
eu sou uma amante de trois-rivières graças ao seu blog. através dele fico cada vez mais encantada e, pode ser que depois que eu findar minha mcgill (quero muito - tomara!!) penso que pode ser uma ótima oportunidade pra viver com calma e qualidade, principalmente se eu tiver pequerruchos!

as fotos estão lindas!

Unknown disse...

nossa, lindo lugar....

e não temc ara de que fede hua hua hua...

beijocas

Unknown disse...

Gente,que raios de comentarios foram esses?que gentinha mais pequena!!!
O nome disso é inveja amiga!
Cada um vai pra onde se sente bem e isso nao da o direito a quem nao simpatiza a xingar ou diminuir nada nem ninguem!!
Nao se importe com essas baixarias,o que importa é que vcs estao bem onde escolheram, e melhor que muitos por aí!!!!

Bjsss

Outro Nome disse...

amei essa postagem;

a cidade parece encantadora mesmo

Aline disse...

Ja estou adorando Trois-Rivieres, pela sua descricao da cidade. E quanto ao que falam... bom, as pessoas vao sempre falar do que nao gostam, do que nao conhecem. Espero conferir tudo isso ao vivo em meados de 2011.
Tudo de bom!

Aline

Unknown disse...

olá,,
acabei de voltar de Trois-Rivieres, gostei muito da cidade e fiquei interessada em fazer o curso na UQTR em setembro. É muito bom saber que tem brasileiros que moram aí..meu namorado mora em TR e gostaria muito de viver aí, estou no processo de imigração do Quebec mas não sei como é o mercado de trabalho em TR para a minha área que é informática, sou analista de qualidade de software, vc tem idéia de como é o mercado para esta área em TR?

Muito obrigada,

William John Adam Trindade disse...

Juliana

Vc nao deixou um email para que possa responder e seu perfil nao esta acessivel. Eu atualmente trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software e posso garantir que existem muitas oportunidades nessa area. Se possivel me envie um email com curriculo. Meu email encotra-se no meu perfil.

Até mais