quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Por que Trois-Rivières? Versão do William

Olá a todos...

Creio que todo imigrante passa por isso:
"Fulano - Eu sobe que você vai para o Canadá..
Você - Sim.. dentro de xx dias nós estamos partindo."
Fulano - Que legal... Para qual cidade você vai? Já tem Emprego lá? E casa... já conseguiu?"

Bom, se você responde Montreal ou Québec (Ville de) tudo bem... as pessoas, de uma maneira geral, as conhecem.. mas quando você fala "Trois-Rivières", você escuta: "Trôa - o - que???"

E por que nós a escolhemos? Uma infinidade de motivos. Não vou defender se esta escolha é melhor ou pior. Para mim não existe uma fórmula, um roteiro milagroso. Eu sei, que no ponto de vista da minha esposa e meu esta é uma escolha certa (por enquanto)

1- É uma cidade pequena...
Realmente perto de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba ela é.. mas no Quebec ela ocupa um oitavo lugar e é a capital da região de Mauricie.
Mas se é uma coisa que eu estou cansado é vida em grandes centros. Eu realmente quero ver a grama crescer sentado na varanda de casa. A escolha de "Trois-Rivières" foi em boa parte por causa de seu tamanho e pela nossa sensação que nos integraremos mais rápido lá. Alias coisa que já estamos fazendo, porque já temos contatos com pessoas de lá!

2- Custo de vida
"Trois-Rivières", nas nossas pesquisas, tem o segundo menor valor médio de aluguel do Quebec, comparado com os demais grandes centros. Conseguimos já reservar uma casa tipo 3 1/2 toda mobiliada, chauffe e eclaire, por CAD$ 600,00 com contrato até primeiro de julho... Esperávamos ter que pagar os 5 meses adiantados por que não temos nem referencias nem crédito lá, e para a nossa surpresa a proprietária não fez essa exigência e ainda se propôs a nos apanhar na rodoviária... Nem nós acreditamos ainda...
Quanto a alimentação, sabemos que teremos que adaptar umas coisinhas, mas como lá também tem cebolinha verde vai ser suportável... O que? Imagina a vida sem cebolinha... é terrível!

3- Trabalho
Temos reservas para ficar alguns meses sem trabalhar, mas estamos ansiosos por encontrar logo um trabalho. Um pouco para nos sentirmos seguros, mas outro é pela crise de abstinência que dois "workaholics" irão sentir se não fizerem alguma coisa... Coisas para fazer nesse meio tempo (primeiro mês): Conhecer a cidade a pé, visitar cada parque, frequentar as reuniões de entidades como câmara de comercio (se eles nos deixarem entrar, claro), melhorar o nosso Frances, e no fim da tarde sentar na varanda e ver a grama crescer.. Sim eu sei que esta -20 graus e caindo neve...
Nós pretendemos trabalhar na nossa área, sabemos que existem vagas lá, mas também estamos abertos a outras possibilidades... O que importa é não ficar parado.

4- Qualidade de vida
Muitos parques, infra-estrutura muito boa, opções baratas de lazer, centros de edução de primeira qualidade, segurança e o mais importante: tem cebolinha disponível nos mercados que ficam bem próximos de casa...

Eu acho ainda que exista um quinto, mas na verdade este é um motivo do governo quebequence... Pelo menos sentimos uma tendência de que eles sugiram ir para uma cidade mais do interior. Creio que os efeitos de grandes problemas no futuro com o aumento da população de Montreal já seja motivo de preocupação. Só sei que os olhos da nossa entrevistadora brilharam quando falamos que iríamos para Trois-Rivières...

3 comentários:

Unknown disse...

É isso aí gente ! Tem que ir para onde sentem que devem ir e pronto!
Boa sorte e beijos !

Mauricio e Rosi disse...

Olá William, devem estar na maior agonia agora, falta pouco !

A parte da cebolinha foi ótima.

grande abraço

Unknown disse...

Olá, e aí, passados cinco anos o que me diz da vida em Trois Rivières? Vou me mudar no ano que vem e gostaria de ter mais informações