sábado, 8 de setembro de 2012

Ordem dos engenheiros do Québec

Sua linda...kkkkkk




Eu sou engenheira civil e consegui a minha licença.

O processo é relativamente simples, porém um pouco carinho... hehe. Os custos e o procedimento estao no site da OIQ - Ordre des Ingenieurs du Québec. Esta tudo tao bem explicadinho la que nao vale pena eu escrever e ficar repetindo.

O objetivo deste post e dar as minhas impressoes do processo.

A primeira fase, que foi o exame de profeciencia de frances, foi feito em Montreal no Oficio Quebecois de langue française, em Montreal. O exame tem quatro faser ( exame de compreensao escrita, compreensao oral, expressao escrita e expressao oral).

Compreensao escrita - e uma interpretacao de texto. Compreensao oral. Vc escuta um cassete e marca as respostas em uma folha. Expressao oral e uma entrevista com uma valiadora e expressao escrita e uma redacao. Eu , como bom aluno do fundao, levei pau no primeiro exame de escrita, depois fiz de novo e passei. O bom que se vc reprova em uma parte, nao tem que fazer todo o exame de novo, apenas aquele que vc reprovou.

Depois foi a fase de fazer os exames de disciplina especifica, que vc pode escolhar entre uma lista exames . Por exempl;o , eu escolhi fazer de Engenharia Ambiental, Mecanica dos Solos e Concepcao geotecnica (fundacoes). Eles me pediram tres exames. O numero de exames depende da analise de seu dossier. Obs: nao darei dicas de como fazer um dossier pois o que eu enviei foi extremamente porcao.

Eu decidi fazer os tres exames de uma paulada so. Resultado passei em dois e levei pau em um, que tive de refazer na sessao seguinte.

Depois vem a fase do exame de deontologia, que esse sim e um porre poque vc tem que estudar o funcionamento da OIQ e algumas regras de conduta e etica.  Pra essa fase eu tirei toda a paciencia que me restva e mais um pouco.

O meu processo demorou em torno de dois anos ( mas porque como aluno do fundao eu fiz tudo da maneira mais vagaba possivel) Se vc estudar, se concentrar e fizer tudo direitinho , pode ser bem mais rapido.


Sucesso




4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse post. Eu estava lendo agora mesmo sobre o processo para tirar a licença de engenheiro. Eu sou Engenheiro Químico e já estou pensando até em estudar antes de chegar em Québec, mas não encontrei as matérias que caem no exame. Não vou me preocupar com isso agora. Acho que tem muita coisa pela frente ainda.
Valeu pelas informações e continue assim.
Ahhh uma dúvida...nesses dois anos sem a licença, como vc tem se virado aí com emprego????
Obrigado. Abs

Baratinha disse...

ola.

Voce pode trabalhar como tecnico enquanto aguarda sua validacao.

No site da OIq tem uma secao candidatos e vc pode ver exames anteriores, classificado por assunto

Sucesso.

Unknown disse...

Não tinha visto esse ponto no site. Muito obrigado.
Valeu. Abs

Ross disse...

Olá, encontrei seu blog fazendo pesquisa sobre engenharia e Québec e gostaria de ter mais informações a respeito do mercado de trabalho atual para a área de infraestrutura. Sou engenheiro civil e trabalho com projetos (já trabalhei com drenagem, hoje trabalho com projeto geométrico e terraplenagem), qualquer informação será útil. Obrigado!
Email para contato: zordan.r@gmail.com