sábado, 22 de maio de 2010

A grande seduçao

No velho oeste ele nasceu, por entre bravos se criou, seu nome lenda se tornou...


Pois bem , acredito que todos os candidatos a imigraçao ou mesmo os que ja estao aqui assistiram ao filme a Grande Seduçao. O filme trata da historia de um vilarejo condenado a extinçao devido a falta de empregos, quando uma industria decide se instalar na cidade, porem com a condicao de que a cidade tenha um medico residente. E quando começa a "grande seduçao".

A problematica do filme, que sao as cidades com risco de virarem fantasamas ("villes devitalisés") e um problema social grave que preocupa o governo do Quebec. Temos um amigo que trabalha para o governo num programa para atrair atividades economicas com o objetivo de "salvar" a cidade do desaparecimento. Segundo nosso amigo, um ciclo vicioso acaba se estabelecendo pois a cidade nao tem emprego porque nao tem mao de obra e as industrias nao se estabelem na cidade porque nao tem mao de obra. E asa pessoas acabam deixando a cidade por falta de servicos como depanneur , posto de gasolina perto , mercado, escola etc..

Eu mesmo passo em muitos locais como este, onde o que eu vejo e uma populacao extremamente envelhecida e com os jovens indo trabalhar em centros urbanos proximos. Com o tempo, as pessoas jovens acabam mesmo se mudando para locais mais proximos do trabalho e abandonando de vez a cidade natal, restando apenas a populacao velha.

E ai que entra o imigrante, pois o governo tem programas para atrair o pessoal para as regioes do interior e isto e uma grande oportunidade para nos.

Para saber mais, sugiro que assitam ao filme A Grande Seduçao e vejam as seguintes reportagens:

Le Nouvelliste



3 comentários:

Unknown disse...

Caros,
Meu nome é Rogério e escolhi Trois Rivieres para morar.
Por tudo que tenho lido, acredito que fiz um boa escolha, mas sempre fica aquele medo...enfim, gostaria de manter contato com voces, não só pela ajuda que provavelmente precisarei, mas principalmente para fazer amigos, pois acredito que os primeiros dias/meses serão os mais dificeis.
Rogério

Baratinha disse...

Ok. Rogerio

Seja bem vindo, fique a vontade para nos mandar um email.Se tiver duvidas , poderemos nos comunicar

Um abraco

P disse...

muito boa dica! é incrível ver o conglomerado de pessoas aqui em montreal. no centro, em alguns horários, a gente vai praticamente em fila na calçada. se transborda gente aqui só pode faltar em algum lugar. a matemática disso é precisa...