quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Objetivo do Blog

Bom, agora eu gostaria de explicar qual o motivo que nos levou a fazer o blog.

Bem esse nosso blog tem o objetivo de informar sobre o processo de imigração e mostrar algumas das nossas impressões pessoais sobre este processo.

Outro motivo é que nós desejamos que as informações aqui colocadas possam vir a ajudar alguém, pois nós fomos ajudados por alguns blogs , retiramos informações importantes de vários blogs , informações que fizeram com que tomássemos decisões mais embasadas.

Coloco como exemplo o blog de Luis e Taty e o blog de Patrick e Valéria, que nos ajudaram muito , inclusive a novelinha da web , protagonizada por Patrick e Valéria , no blog deles , “j’adopte un pays”. Vale a pena ver e conferir, mostra o dia a dia de um casal de imigrantes , é bem interessante.

Existe uma infinidade de blogs , que podem ser visitados . Eu considero uma prática interessante , pois assim é possível primeiro , criar uma rede de contatos e segundo visualizar impressões que outros imigrantes tem do Canadá.

Ainda considero que cada pessoa tem uma impressão especial e isso claro varia de cada um para cada um , mas mesmo assim é possível montar um “quadro geral” quando se lêem os blogs.

Eu espero sinceramente poder ajudar e em próximas pastagens pretendo colocar mais informações.

Abraço a todos.

Bianca


terça-feira, 16 de outubro de 2007

Documentação

A documentação necessária para entrada no processo do Quebéc consiste em :

CÓPIAS QUE NÃO PRECISAM SER AUTENTICADAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Passaportes válidos
Diploma
Histórico escolar (da faculdade e do 2° grau, e para os mais jovens , ensino médio haha)
Certidão de casamento (no caso dos casados )
Comprovantes de trabalho.
Formulários do processo , que são encontrados no site do governo, clicando no seguinte link:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/buenos-aires/dcs-travailleurs/liste-documents.html


TIRANDO O PASSAPORTE
Vou falar do passaporte . Aqui em Curitiba funciona assim , você entra no site da policia federal , no seguinte link:
http://www.dpf.gov.br/
Clinca no link : GRU -Funapol (emissão da guia para pessoas e entidades brasileiras)
Preenche este formulário (pagável em qualquer banco)
Volta na página de acolhida e clica no seguinte link : Informações gerais e requerimento de passaporte
Escolhe a região ( no caso de Curitiba, que ainda não oferta o “passaporte novo” , clica em : demais regiões/outros estados)
Clica no item 3 , que é o preenchimento do formulário
Preenche, imprime e paga a taxa no banco
Feito isso leva o formulário e os documentos( disponíveis no site) na Policia Federal , que é ali na Dr. Faivre com Visconde de Guarapuava .
Leva um ou dois dias para ficar pronto , pelo menos comigo foi assim.
O meu marido fez o passaporte dele em Joinville , lá o “passaporte novo” já está disponível , se alguém quiser informações sobre este passaporte novo , é só clicar no site da policia federal.


DIPLOMA E HISTÓRICO
Bem , não vou entrar muito neste assunto , pois isso depende muito de faculdade para faculdade (quanto tempo leva e se cobram ou não).


CERTIDÃO DE CASAMENTO
Idem


COMPROVANTES DE TRABALHO
Carteira de trabalho, cartas do empregados ( com tibre e assinadas ) , comprovantes de estágio , recibos dos clientes se vc tem empresa , cópias de contrato social etc . Bem esse é um assunto muito particular , eu utilizei meus comprovantes de estágio e minha carteira de trabalho.
Eu sei , realmente trata-se de uma maratona,dispende tempo e dinheiro, mas ... mas vale a pena , se vc tem esse sonho , é como eu digo as vezes,” rapadura é doce, mas não e mole não”.


Boa sorte a todos e espero que essas informações possam ajudar alguém.

Palestras

Fomos em uma palestra do Governo Quebequense sobre a imigração , aqui em Curitiba. A palestra foi dada pela Srta. Soraia Tandel. Isso foi mais ou menos em outubro de 2006. Ficamos bastente animados com as perspectivas profissionais.
Assistimos a uma outra palestra da imigração , se não me engano em abril de 2007. Nesta palestra, pudemos esclarecer algumas dúvidas que restavam e finalmente decidir pela imigração.
O envio da documentação ....Aguardem cenas dos próximos capítulos...

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Primeiro Post!

Allons y au Québec

Bom, soube que o Canadá , mais especificamente , o Quebéc estava recrutando imigrantes através de reportagens em jornais e pela internet.

Então , eu fiz uma pesquisa pela internet e encontrei o site oficial da imigração . Achei muito interessante . Fiz uma avaliação online , mas na época (meados de 2004), eu ainda não estudava francês e nem tinha me formado também.

Então eu comecei a estudar francês em 2005, no inicio do ano. Em julho daquele ano conheci o William , que hoje é o meu marido.

Ele também tinha a vontade de viver em um país diferente , numa sociedade que fosse mais justa e onde se pudesse encontra uma melhor oportunidade de trabalho.

Começamos a fazer planos...Mas eu ainda não tinha me formado e minha previsão de formatura levaria ainda mais um ano e meio...

Mesmo assim, começamos a pensar neste assunto... Mas os nossos planos começaram a tomar corpo depois que assistimos a uma palestra da imigração ...