sábado, 8 de setembro de 2012

Ordem dos engenheiros do Québec

Sua linda...kkkkkk




Eu sou engenheira civil e consegui a minha licença.

O processo é relativamente simples, porém um pouco carinho... hehe. Os custos e o procedimento estao no site da OIQ - Ordre des Ingenieurs du Québec. Esta tudo tao bem explicadinho la que nao vale pena eu escrever e ficar repetindo.

O objetivo deste post e dar as minhas impressoes do processo.

A primeira fase, que foi o exame de profeciencia de frances, foi feito em Montreal no Oficio Quebecois de langue française, em Montreal. O exame tem quatro faser ( exame de compreensao escrita, compreensao oral, expressao escrita e expressao oral).

Compreensao escrita - e uma interpretacao de texto. Compreensao oral. Vc escuta um cassete e marca as respostas em uma folha. Expressao oral e uma entrevista com uma valiadora e expressao escrita e uma redacao. Eu , como bom aluno do fundao, levei pau no primeiro exame de escrita, depois fiz de novo e passei. O bom que se vc reprova em uma parte, nao tem que fazer todo o exame de novo, apenas aquele que vc reprovou.

Depois foi a fase de fazer os exames de disciplina especifica, que vc pode escolhar entre uma lista exames . Por exempl;o , eu escolhi fazer de Engenharia Ambiental, Mecanica dos Solos e Concepcao geotecnica (fundacoes). Eles me pediram tres exames. O numero de exames depende da analise de seu dossier. Obs: nao darei dicas de como fazer um dossier pois o que eu enviei foi extremamente porcao.

Eu decidi fazer os tres exames de uma paulada so. Resultado passei em dois e levei pau em um, que tive de refazer na sessao seguinte.

Depois vem a fase do exame de deontologia, que esse sim e um porre poque vc tem que estudar o funcionamento da OIQ e algumas regras de conduta e etica.  Pra essa fase eu tirei toda a paciencia que me restva e mais um pouco.

O meu processo demorou em torno de dois anos ( mas porque como aluno do fundao eu fiz tudo da maneira mais vagaba possivel) Se vc estudar, se concentrar e fizer tudo direitinho , pode ser bem mais rapido.


Sucesso