sexta-feira, 22 de abril de 2011

Coup de pouce

Olá gente

Post rapidinho para divulgar os serviços de um organismo de ajuda ao imigrante na busca do emprego.

Trata-se do organismo Regroupement Interculturel, fica no 580, rue Lindsay em Drummonville (eles só atendem a região do Centre du Québec). tel 819 472 8333 o site deles é www.riddrummonville.ca

É um organismo voltado a ajudar o imigrante a fazer um CV "à québécoise", como se portar em uma entrevista e entender a dinâmica do mercado de trabalho quebécois.

Eu recomendo que todos que desejam imigrar entrar em contato com organismos que oferecem este tipo de ajuda o mais cedo possível. Fica a dica

domingo, 17 de abril de 2011

A face do preconceito

Ola pessoal.

Achar que em QC não tem preconceito, que não violência, que não problemas sociais, que não político corrupto e que não tem picaretas é coisa pra gente muito ingênua.

Hoje quero falar de uma coisa que vem me chamando a atenção, o preconceito que o québecois médio tem com relação aos que vivem de BS e que muitas vezes é confundido com preconceito em relação à imigrantes.

Vou usar como exemplo um caso que venho acompanhando pela midia.

Todos os dias ligo o rádio do carro pra ir trabalhar e escuto o noticiário. À algum tempo acompanho um caso de uma família de franceses que tem duas filhas, uma das quais tem paralisia cerebral. O pai veio para cá na categoria de investidor (foi o que eu entendi) e tem uma empresa . Eles estão aqui à alguns anos e foram pedir a residência permanente para ele e sua família, porém esta lhe foi negada por causa do problema da sua filha, pois o governo alegou a ele que a menina seria fardo muito grande para o sistema de saúde do Québec.

Muito bem. A família contratou um advogado, entrou com um recurso (alegando que existem famílias de refugiados nas quais todos estão doentes e mesmo assim são aceitos por questões humanitárias) . O caso ainda sera julgado, porem não é esse o ponto que me chamaou a atenção.

O que me chamou a atenção foi a atitude do jornalista querendo entrevistar o pai e o advogado. Ele se mostrou favorável  e por diversos momentos soltva frases do tipo " Eles são trabalhadores, pagam impostos, eles não estão vivendo de ajuda social" "Eles não são como certas famílias de turistas norte africanos, que fingem que desmaiam e vem se tratar aqui. Isso é um golpe", diz o jornalista.

O que ficou bem claro pra mim, mais uma vez é que existe um preconceito muito grande contra quem vive de ajuda social, que as vezes é confundido com preconceito contra imigrante ou contra refugiado.

Inclusive a Rádio Canadá fez esses tempos uma série de reportagens chamada "Naufrages de Villes"  que chama a questão para os que vivem de ajuda social e para com o preconceito que eles sofrem.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

2 anos...

Por enquanto, os unicos animais de estimacaoa que temos

Esse é mais um post faisca atrasada, pois fez dois anos que nos chegamos aqui no dia 23 de fev e era para o meu marido escrever um post sobre isso, mas como ele é um loirinho preguiçosinho ele nao escreveu! Vou puxar a orelha dele!

Bom , agora me sinto melhor para falar aqui. O saldo para nos foi muito positivo. Temos trabalho na nossa area, moramos num lugar onde gostamos, ja conseguimos a nossa casinha e o proximo objetivo e conseguir um cachorro.

Amanha eu completo dois anos trabalhando na mesma empresa, o William ja tem um ano e meio (porque ele joga sinuca com o chefe hehehe) e ele ate virou membro do conselho da Strategie por ter sido escolhido o imigrante modelo. Palmas pra ele porque ele merece!

Estamos bem. Nao temos do que reclamar . Ano que vem damos entrada na nossa cidadania...

Com relacao a dicas e conselho, bem eu acho que dar opinioes seria como fazer um discurso vazio, nao sou consultorta de imigracao. Se me perguntar alguma coisa eu respondo..."Quer vir, venha"...

Enfim estou feliz , pra nos deu certo.


sábado, 2 de abril de 2011

Hipotecas - adenda 1

Ola pessoal

So para complementar o post anterior , vc pode usar uma ferramnetnta para calcular qual a sua capacidade de emprestimo e qual as mensalidades de uma casa. Estou colocando a calculadora da Desjardins, mas quase todas as instituicoes financeiras tem isso nos seus sites , ai e uma questao de pesquisar.

Eu fiz o meu hipoteca como o Group Investors, mas isso vai muito do gosto do fregues. Era isso

Calculadora Desjardins