sábado, 29 de janeiro de 2011

Au dessus de ses moyens



La vem golpe (parte 2)

Ola pessoal

Faz um tempo que eu observo um certo comportamento da sociedade aqui e eu sempre procuro ler sobre isso , pois sempre vejo reportagens que falam que a sociedade quebecois/canadense é uma sociedade que vive "au-dessus des moyens". O que isso quer dizer?

As familias em geral gastam tudo ou senao mais do que arrecadam, levando a um endividamento "cronico". Eu li num livro que existe uma estatistica que o quebecois medio nao consegue economizar nem um por cento do que ganha.

E existe tambem muitos que vivem muito endividados com cartoes de credito, haja visto que o credito é muito facil de se obter aqui e isso as vezez pode ser uma armadilha pois eu ja vi casos de pessoas que pedem falencia pessoal.

Como a sociedade aqui e as vezes baseada no consumo e o acesso ao credito é facil , isso acaba sendo uma combinacao explosiva se a pessoa nao tem uma educacao financeira forte.

Por isso se vc ve seu vizinho com uma bela casa e um belo carrao, tudo bem , bom pra ele mas nao se sinta inferior pois vc nao sabe qual o nivel de endividamento dele.

Eu ate extrapolo isso para o nivel governamental, pois o governo quebecois tem um grande deficit (um endivamento grande) e tambem é um estado que vive au dessus de ses moyens pois existem muitos serviços sociais mas as pessoas acham que o dinheiro nascem em arvore , ou seja ninguem quer corte de serviços sociais mas ninguem quer que se aumente imposto tambem . Meus amigos nao tem como fazer omelete sem quebrar ovos! O dinheiro tem que sair de algum lugar nao tem magica pra isso, em algum momento da cadeia alguem vai ter que pagar.

Esse a meu ver é o papel que o governo quer que o imigrante desempenhe , mao de obra jovem para pagar os serviços daqueles que vao se aposentar e continuar a pagar imposto para sustentar o estado e e para que a cadeia continue . Isso é uma coisa seria, pois ja fiz um post aqui sobre as villes devitalises, que inclusive e o seujeito principal do filme A Grande Seduçao (vilas que estao desaparecendo onde literalmente so tem velhinho)

Mais uma vez digo, o Québec nao mantem o programa de imigraçao porque eles sao bonzinhos, eles querem resolver o problema deles e nao o nosso.

Mas voltando ao assunto inicial, pois o parentese que eu abri foi grande demais , hehe, sugiro algumas dicas para o pessoal:

Evitar ter um numero excessivo de cartoes de credito.
Pagar o cartao de credito na integra todo o mes.
Fazer um orçamento domestico de acordo com sua renda
Fazer uma poupança
Investir em REER (isso ajuda a diminuir imposto).
Sempre que for comprar algo verificara a taxa de juros imbutida.
Evitar compras por impulso.
Fazer muita pesquisa de preço e esperar as promocoes

Esse é um assunto que nao se esgota, eu acho muito importante cuidar das finanças pois a gente nunca sabe do dia de amanha.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Point-du-Lac

Antigo moinho
Ola pessoal.

Point-du-Lac é uma outra regiao/bairro de Trois-Rivières. Também como o Cap-de-la-Madeleine,
Point-du-Lac antes era um municipio separado. Diferentemente do Cap, Point-du-Lac é a zona "rurar" de Trois-Rivières. Existem inclusive muitas fermettes nesta região.

Para chegar a Point du Lac , vc pode ir pela rodovia (sentido Louisiville) ou pode ir pela Notre-Dame-Ouest, que é a continuaçao do Boulevard Gene H-Kruger. É a região de Trois-Rivières que faz divisa com Yamachiche.

Point-du-Lac tem esse nome porque é uma região que fica as margens du Lac St-Pierre, inclusive tem um pessoal que pratica windsurf na borda deste lago no verão

Como atração turística, tem a "prainha" do Lac-St-Pierre e tem o Moinho Senhorial, que é um museu.

E é la que tem o restaurante Grecque, que eu acho que deve ter bem uns 50 anos e inclusive o Elvis Presley passou por lá uma vez ...

É uma regiao muito tranquila, para quem esta procurando sossego mesmo.

Sucesso pra todo mundo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nuits Polaires

Ai pessoal , nada de ficar parado!
Oh gente, nada de ficar parado!

A partir de hoje até domingo vai estar acontecendo o Nuit Polaires, que sao diversas atividades de inverno no Centre Ville e a maior parte delas é gratuita.

Inclusive a patinoire do Parque Portuario ja esta aberta!

Para ter mais informaçoes sobre a programaçao do Nuits Polaires clique aqui

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Cap da Madeleine


Nos anos 90, várias municipalidades foram unidas à cidade de Trois-Rivières, à saber Point du Lac, Saint-Louis-de-France, Trois-Rivières Ouest e o Cap de la Madeleine.

O Cap, como todo mundo fala aqui é quase uma mini-cidade, tem todos os serviços lá: mercados, Shopping (Galeries du Cap) que tem até salas de cinema (8 salas), Hospital etc..
A linha de ônibus que passa por la é o n° 6 e o 86. Para chegar la de carro, a podemos ir pela autoroute e entrar ou pelo Boulevard des Estacades ou pelo Boulevard Thibeault. Uma outra opção é ir pelo centre ville e passar a ponte Duplessis (que por sinal esta sendo reformada e está ficando bem bonita), pois o que separa Trois-Rivières do Cap é o rio St-Maurice. Inclusive um lugar muito bonito de visitar é a Île St-Quentin!

Os aluguéis no Cap são ligeiramente mais baratos que Trois-Rivières, porém é um pouquinho mais longe do Centre-ville. Eu considero o Cap um lugar muito agradável!

O que é mais bonito no Cap é o Santuário, uma igreja muito linda, com um jardim lindo. Dá uma paz tão grande visitar os jardins do Santuário!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

La vem o golpe !!!

Tamos aí de plantão!
Pois é minha gente.

Ontem , assistindo televisao, me deparei com um programa que se chama "La Facture". É um programa que passa na rádio Canadá e é muito interessante pois trata dos crimes de fraude que ocorrem aqui. Eu recomendo assistir, pelo menos serve pra treinar francês

Aproveito a deixa para dizer aos amigos brasileiros, princiapalmente aos que ainda estão no Brasil , que aqui também tem "171" viu. Não pensem só porque Québec é "de 1° mundo" que aqui não tem gente safada. Portanto muito cuidado com documentos e afins.

Aqui também tem safadeza e corrupção, porem a coisa é bem mais escondida, não choca tanto. Digo e repito, pra mim o Québec é o Brasil que deu certo. (apesar de muito "neguinho" achar que isso aqui é a Dysneilandia..hahahahaha)

Sucesso

domingo, 9 de janeiro de 2011

2011 - Firmes, fortes e confiantes

O caminho
Bom , olá pessoal

Primeiro post de 2011, depois das ressacas de festas .. hehehehehe.

Bom, para nos este ano será especial pois daqui a alguns dias completaremos dois anos de Canadá, e minha gente, efetivamente o tempo passa muito rápido.

Estes dois anos que se passaram foram anos de estruturação para a nossa vida aqui e nos estamos muito satisfeitos com os progressos que fizemos e com os progressos que estão por vir neste ano....
Aguardem e confirmem... (suspense de novela das oito hahahahahaha).

Estamos felizes com a vida que escolhemos e com as decisões que tomamos. A vida aqui em TR se revelou muito agradável e satisfatoria, aliás, um viva pra Trois-Rivières porque ela merece !

Continuaremos trilhando o nosso caminho da melhor forma possível e mais do que esperar ansiosamente a chegada, temos que curtir a caminhada em si, pois a chegada será uma mera conseqüência do nosso caminhar.

Bom, resoluções para o ano novo, so tomamos uma:

"Dar o melhor de nos mesmos para fazer o melhor que pudermos"!

Sucesso