sábado, 22 de maio de 2010

A grande seduçao

No velho oeste ele nasceu, por entre bravos se criou, seu nome lenda se tornou...


Pois bem , acredito que todos os candidatos a imigraçao ou mesmo os que ja estao aqui assistiram ao filme a Grande Seduçao. O filme trata da historia de um vilarejo condenado a extinçao devido a falta de empregos, quando uma industria decide se instalar na cidade, porem com a condicao de que a cidade tenha um medico residente. E quando começa a "grande seduçao".

A problematica do filme, que sao as cidades com risco de virarem fantasamas ("villes devitalisés") e um problema social grave que preocupa o governo do Quebec. Temos um amigo que trabalha para o governo num programa para atrair atividades economicas com o objetivo de "salvar" a cidade do desaparecimento. Segundo nosso amigo, um ciclo vicioso acaba se estabelecendo pois a cidade nao tem emprego porque nao tem mao de obra e as industrias nao se estabelem na cidade porque nao tem mao de obra. E asa pessoas acabam deixando a cidade por falta de servicos como depanneur , posto de gasolina perto , mercado, escola etc..

Eu mesmo passo em muitos locais como este, onde o que eu vejo e uma populacao extremamente envelhecida e com os jovens indo trabalhar em centros urbanos proximos. Com o tempo, as pessoas jovens acabam mesmo se mudando para locais mais proximos do trabalho e abandonando de vez a cidade natal, restando apenas a populacao velha.

E ai que entra o imigrante, pois o governo tem programas para atrair o pessoal para as regioes do interior e isto e uma grande oportunidade para nos.

Para saber mais, sugiro que assitam ao filme A Grande Seduçao e vejam as seguintes reportagens:

Le Nouvelliste



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Continuem lendo o Manuel.

Venha para o lado Trifluvien da força!


Na verdade, essa é uma continuaçao da postagem anterior, mais informaçoes sobre a cidade.

Bom, no que tange a ônibus, andar de ônibus em Trois-Rivières é relativamente facil, pois a cidade e bem servida neste sentido, porem como a maioria das linhas e de trinta em trinta minutos, tem que ter uma certa planificacao de horarios, porém o que eu acho bom é que em todos os pontos de parada tem a hora que o onibus passa. O custo da passagem é 3.00 dolares, porém se vc compra um cartao com 10 passagens, o custo deste cartao é de 28,50 $ , mas o passe ilimitado mensal custa 60.00$, o que eu acho barato.
Para saber os itinerarios de onibus , de uma olhada no site da STTR

Outra coisa, para aqueles que desejam saber sobre a Mauricie, devem dar uma olhada na parte de noticias aqui. E uma boa oportunidade de treinar o frances e entar em contato com as noticias da cidade.

Le Nouvelliste

l'Hebdo
Tejournal Mauricie- Radio Canada


Bom, quanto a bairros para morar , nao posso dizer que aqui tenha um bairro ruim. Todos os locais sao otimos, Cap-da-Madeleine, Point-du-Lac, Trois-Rivières Ouest, Centre Ville. Os unicos inconvenientes que eu vejo sao na Regiao da Francois de Assis, onde os predios sao velhos e é uma regiao mais empobrecida da cidade. A regiao da Point-du-Lac e de primeira linha, porem nao recomendo para os recem chegados por ser mais afastada, dai a questao de carro pesa um pouco. Tem onibus e funciona, porem e mais longe.

Outra questao é o preco do aluguel, aqui o custo do aluguel para um 5½ é de mais ou menos 700,00$ ( media da cidade).

Sucesso pra todos.