domingo, 18 de abril de 2010

Leiam o "Manuel"

Os seus problemas acabaram!
Bom.

Como tem muita gente nos perguntando e mandando e mails e perguntas, resolvemos iniciar um novo projeto no blog, o "Trois-Rivières para leigos". Não temos a pretensão de criar um guia ou dar uma de "Organizaçoes Tabajara- Agora os seus problemas acabaram", mas pretendemos dar uma forcinha para o pessoal que esta chegando.

Primeiros passos.
1) Fazer o NAS - ir na Rue des Forges n° 55 (Services Canada), com o passaporte , o formulário de Confirmação de Residente permanente - aquele do aeroporto e se possível uma confirmação de endereço.

2) Ir na Imigração Canada - Rue Laviollete 100 e marcar a palestra de informação. La você pega os formuláios para francisação (se for o caso) e é la que você vai dar entrada na sua validação de diploma.

3) Ir no Emploi Quebec - rue des Forges n° 225 - edifício Place de la Mauricie . La você vai fazer o seu cadastro e marcar um rendez-vous com um agente.

4) Assurance Maladie - ir na Rue Saint-Georges n° 500- portando uma confirmação de endereço, foto e o CSQ.

Educação
Para as pessoas que tem filhos , ir se informar na Comissão Escolar Chemin-du-Roy
1515, rue Sainte-Marguerite,
Case postale 100
Trois-Rivières (Québec) G9A 5E7
Téléphone: (819) 379-6565
Courriel: info@csduroy.qc.ca
Para mais informações , tem que dar uma olhada no site deles.
Comission Scolaire Chemin-du-Roy

Para as pessoas que desejam recomeçar aqui via estudos, tem o Cegep e a Universidade aqui. Como cada caso é um caso e tudo depende daquilo que cada um busca pra si, eu surgiro fortemente que ente no site do Cegep de Trois Rivières, que fica no 3500, rue de Courval.
Cegep
Ou pode dar uma olhada na Universidade e inclusiver ver qual é o caminho para obtenção de bolsas de estudo (se for o caso). A universidade fica no 3551 boul. des Forges
Universiade de Trois-Rivières
Existem ainda escolar profissionalizantes, como a Bel-Avenir.

Trabalho.
Cada caso é um caso. Aqui tem muita ajuda para arrumar trabalho, porém tem que correr atrás. Eu sugiro fortemente começar os contatos ja do Brasil.
Centre de Recherche emploi
Strategie Carrière - eu e meu marido usamos e recomendamos.

Mercado de Trabalho
Cada área é uma área e cada caso é um caso, pois cada um tem seus objetivos, seus planos e cada um conhece seus limites ( o que está e não está disposto a encarar). Eu sugiro que pesquise em sites de busca de emprego como jobboom, monster.ca e de uma olhada no IMT

Procura de moradia.
Pesquisar as ofertas em sites como kijiji e como o deja.vu
Uma dica que eu dou é colocar um anúncio de busca de apartamento ainda do Brasil , foi assim que alugamos o nosso ainda do Brasil.

Bom, acho que ja é bastante informação para o primeiro post, ainda vaomos colocar mais pois o assunto não se esgota por aqui. Esperamos que seja útil a todos e amusez-vous!

Sucesso

terça-feira, 6 de abril de 2010

Olha os patos vindo!!!


O convite para o baile

Neste domingo de Páscoa fomos apreciar um espetáculo muito bonito oferecido pela natureza.

Os gansos , com a chegada da primavera estão retornando para o Norte para se acasalarem, e a Baie-du-Febvre é uma espécie de "Petropen" pra eles (posto de parada). Eles ficam aqui por umas três semanas mais ou menos e depois rumam pro norte. O mais legal é que ano, passado durante o fim do outono, eu acompanhei os gansos voltando pro Sul, pois eu trabalhava na Baie-du-Febvre.

Baie-du-Febvre é uma cidade que fica no Centro-do-Quebec a uns 40 minutos de Trois-Rivières (depois da ponte Laviollete)

Banho antes de por a beca nova

O arasta-pé, ou arrasta-asa, como preferirem

Sucesso pra todos.