domingo, 27 de setembro de 2009

Alegria!

Alegria!
Ontem vimos o Cirque du Soleil...

Eles fizeram uma apresentação aqui em Trois-Rivières no Estádio Fernand Bèdard, em homenagem aos 375 anos da cidade! Foi uma festa muito linda para 15 mil pessoas. O espetáculo foi gratuito!

Show de bola!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O outro lado da meia noite...

Pois é gente , vou tocar num assunto um pouco triste. Aqui tem pobreza também...

Claro que a pobreza aqui não é tanta como no Brasil , nem tão chocante... Digo isso porque a impressão que eu tenho é que a pobreza canadense/quebecois é uma pobreza que não choca ...Explico...

No Brasil somos acostumados a ver as favelas, os mendigos maltrapilhos nas ruas, uma coisa mais escancarada.... Aqui os "bairros de pobre" são os locais onde existem os prédios velhos. Por dentro, uma boa parte destes prédios é uma desolação só (caindo aos pedaços mesmo, com gente drogada e tudo), mas olhando por fora eles são só uns prédios velhos, que talvez precisassem só de uma manutenção.

Vejo pessoas inclusive que recolhem latinhas e garrafas para vender. (isso é vendido mais comumente na rede super C, as latinhas valem 5¢ e as garrafas long neck 10¢ se não me engano). Vi até flanelinhas (pessoas que se oferecem pra lavar o vidro do carro em troca de umas moedinhas). E tem muitos jovens drogados infelizmente. Claro que existe aqui a "aide social", mas valor da ajuda não passa de $800,00 por mês.

Remeto a este assunto porque hoje saiu no jornal le Nouvelliste uma reportagem sobre um encontro do pessoal das "demarches des premiers cartier" com a prefeitura propondo soluções para diminuir a pobreza. E eu e o William fazemos parte da Accorderie, que é um organismo que troca serviço por serviço. Por exemplo, você pode ajudar uma pessoa que não tem mais autonomia a fazer uma faxina em casa, pode ajudar alguém a fazer uma mudança, pode ir fazer uma visita num asilo, dau um atelier de qualquer coisa...E isso pode ajudar as pessoas a achar um rumo na vida.

Sucesso pra todo mundo!

sábado, 19 de setembro de 2009

Feira do Emprego!

Muito bom!


Pois é gente, aqui é bem comum esse negócio de feira de emprego e vai ter uma aqui em Trois Rivières no dia 02 de outubro.

Funciona da seguinte maneira, os empregadores alugam um local (geralmente um centro de exposição ou algo assim) e montam os seus estandes. As pessoas levam seus CVs e geralmente podem ser entrevistadas na hora.

As vagas são diversas, desde de plongeur a engenheiro ...E as empresas também são diversas e tem vagas para todos os profissionais de todas as areas . Eu acho uma excelente oportuniadade para o público imigrante! Alias para o público em geral!

Eu mesma participei de uma no começo do ano, que foi feita em Becancour e recebi uma proposta para trabalhar na prefeitura de Nicolet , mas como eu já estava trabalhando não pude aceitar! Na minha opinião, essas feiras são show de bola!

Quem tiver interesse , será dia 02 de outubro, na Batisse Industriel (atras do Ludoplex).

Sucesso!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

The book is on the table...

I'm not american!

Este post está defitivamente atrasado!

Fizemos um curso de inglês durante a sessão de primavera neste ano e agora vamos continuar o curso na sessão de outono. Estamos gostando do curso, a professora é bem dinâmica. Esse curso é dado no Centre de Loisir Multiplus. Inclusive não fizemos a sessão de verão porque o centro estava em reforma.

Não estamos pensando em mudar para a parte inglesa, apenas estamos fazendo este curso para ter um aprimoramento pessoal. Aqui na região da Mauriciee do Centre du Québec quase ninguém fala inglês, aqui o que manda mesmo é o francês (salvo em ambientes universitários onde existem bastante anglofonos...).

Agora para aqueles que desejam ir a Montreal, o inglês é bem mais importante, dependendo da área eles até exigem como pré-requisito de emprego (informações colhidas de pessoas com que conversei, nada oficial), mas como o que abunda não atrapalha, é sempre bom estar preparadado!

O preço do curso é de Can$85,00+taxes mais o material didático (em torno de CAN$30,00) . A "sessão" que eles chamam aqui é algo em torno de três meses.

Anyway , Sucesso pra todos.

sábado, 5 de setembro de 2009

Faça tudo, não faça nada ou ainda, faça a coisa certa!

O antes - nossa primeira aquisição

Bem nós já estamos aqui a seis meses e umas caqueiradas...

Realmente seis meses é pouco tempo, mas foi o suficiente para uma gata virarem dezoito na casa do William...Hahahahahaha.

É inegável que fizemos progressos, financeiros e de qualidade de vida. Eu arrumei um emprego na minha área com um mês e meio de Québec, o William está estudando francês, conseguimos comprar um carro com dois meses e meio de Québec, fomos no cinema a pé com uma temperatura de menos 15°C, passamos por debaixo do viaduto da Recolletes e não fomos assaltados!

E conhecemos muita gente e muitas culturas, que talvez não teríamos a oportunidade de conhecer se estivéssemos no Brasil.

Estamos morando bem e gostamos do local que moramos e gostamos muito da cidade, se tivesse que escolher de novo, escolhia Trois-Rivières!

E o William está muito mais muito feliz porque "il y a échalote en masse"!

O depois - nossa última aquisição.

Allons-y!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O jumento e o cavalinho, eles nunca andam só....

Isso sim é totalmente excelente!

Bem, se você está imigrando para fugir da violência, pra procurar um melhor futuro para os seus filhos ou para procurar uma melhor condição de trabalho tudo bem, muito provavelmente você terá sucesso, agora se você está fugindo do besteirol do Brasil , ai meu amigo, ESQUEÇA!

Puxa vida...Quem diria que aqui também tem a dança do p'tite péteux , traduzindo , LITERALMENTE , é a dança da Bundinha...

Confiram, pois isto é literalmente a cultura do povão, e faz parte , sem dúvida nenhuma do Québec que o Québec não conhece!