sábado, 21 de fevereiro de 2009

Timeline (versão do William)

É isso ai pessoal. Neste exato momento faltam 19 horas para deixar o Brasil. Malas Prontas. Tudo certo... Nesta hora é que revemos o que passamos até aqui.

Bom, não é de uma hora para outra que a gente resolve fazer algo tão grande assim. Espero que não durmam... Vou tentar resumir uma história que começou em Outubro de 2006. Vamos lá, desde o inicio:

No inicio era tudo trevas e eis que Deus resolveu criar o mundo... Acho melhor resumir um pouco mais a história!

Outubro de 2006 - O início
O interesse em migrar para o Canadá surgiu depois que minha irmã foi em uma palestra da Microsoft (inclusive ela foi no meu lugar porque eu tinha uma reunião importante no dia) onde o palestrante disse que havia uma demanda muito alta de profissionais em TI com domínio em ASP.NET. Minha namorada (hoje minha esposa) já disse que tinha interesse em ir para lá... foi assim que começou.

Ainda em Outubro começamos a pesquisar toneladas de sites. Primeiro verificamos o processo federal. Logo descobrimos o Processo do Québec. Fizemos a avaliação online. Fizemos um levantamento de custos e verificamos a necessidade do francês. A Bianca já tinha umas 200 horas de francês nessa época e eu nem "le livre est sous la table".


Novembro de 2006 - A palestra
Foi a primeira palestra do Bureau que fomos. A palestrante na época era a Soraia Tandel. Nós tiramos uma porção de dúvidas e ficamos encantados com tudo que vimos e ouvimos. Ela realmente sabia como "vender o peixe".

Fevereiro de 2007 - O noivado
Uma das coisas que deveríamos providenciar era o casamento. Seria complicado demais providenciar a documentação como "União Estável" já que não estávamos morando juntos. Então o jeito foi comprar as alianças. Comecei o curso de francês. Antes disso a Bianca já tinha me ensinado o básico.


Junho de 2007 - O casamento - Parte I

Como decidimos não fazer festa, resolvemos somente casar no cívil. A comemoração do casamento foi junto com o aniversário (16/06) de minha sogra. Pode-se dizer que ela ganhou um genro de presente (presente de grego diga-se de passagem hehehe). Com a papelada no cartório, a data oficial seria 07/07/07. Meu número de sorte: 777

Logo depois no dia 20/06 a Bianca recebe uma proposta para trabalhar na Angola com engenheira. O salário era alto e ajudaria (e ajudou muito) nos nossos planos.


Julho de 2007- O casamento - Parte II

Casamos as 09:00 da manha do dia 07/07/07, e 3 dias depois lua de mel? Não na nossa vida. A Bianca embarcou para a Angola para ficar 3 meses lá. Dia 17 de julho eu enviei a documentação para Buenos Aires. "Alea jacta est" e realmente a sorte estava lançada. Ja tínhamos algum dinheiro juntado para os custos do processo, e nossos esforços estavam concentrados em estudar francês, juntar dinheiro e aprender a viver longe um do outro.

Agosto de 2007 - A Bianca volta para o Brasil
Bom, as coisas nem sempre saem do jeito que queremos. A empresa que a Bianca trabalhava fez alguns cortes e ela voltou para o Brasil no dia 26/08/2007. "Sorte ou azar? Quem é que realmente sabe?".

Outubro de 2007 - Um ano depois
Dia primeiro de outubro. Recebemos um email do escritório de imigração do Québec coma a data de nossa entrevista: 14/11/2007. Posso dizer que gelou tudo. Só mais 45 dias para se preparar.

Novembro de 2007 - A entrevista
Como o objetivo era juntar dinheiro, resolvemos ir para São Paulo do jeito mais barato: Ônibus. A história da nossa entrevista esta em um post antigo e eu não vou recontar em detalhes, mas resumindo: Saímos de Joinville as 09:00 da noite do dia 13/11 e chegamos em SP as 06:00. Fomos até o hotel de taxi e matamos tempo até as 14:00 horas (hora da entrevista). Depois do CSQ em mãos, voltamos para Joinville no ônibus das 20:30. Chegamos em Joinville as 7:00. Creio que nunca mais faremos isso!

Dezembro de 2007 - Entrada no processo federal - Início da fase mais angustiante do processo

No dia 10/12 conseguimos juntar todos os documentos necessários para entrar com o processo federal. Nessa época tínhamos já fixados a data de nossa ida para o Québec em 08/08/08 (já notaram que eu gosto de números repetidos?). Agora era só esperar o pedido de exames que estávamos crentes que seria em 4 meses (já adiantando... não foi)

Março de 2008 - Apareceu nosso endereço no ECAS
Nós verificávamos o ECAS 3 vezes por dia desde fevereiro e sempre existia a lenda que quando o endereço aparecia no eCAS era sinal que estavam mandando o pedido de exames. Uma semana depois chegou uma carta do consulado solicitando.... um doce de erable para quem adivinhar... :( não era o pedido de exames. Era uma carta solicitando documentos. Eu tinha enviado uma negativa fornecida pelo fórum, mas eles queriam a negativa fornecida pela policia civil. Uma semana depois enviamos o documento e torcemos para que isso não adiasse muito o processo..

Abril de 2008 - Nada de pedido de exames
Só esperando... A Bianca começou a roer a unhas...

Maio de 2008 - Nada de pedido de exames ainda
Ainda esperando... A Bianca começou a roer a unhas do pé, porque já não tinha mais nas mãos

Junho de 2008 - Pedido de exames - será que isso existe?
A Bianca começou a roer a unhas da minha mão... Nossa data limite para recebimento do pedido era 12/06 (6 meses depois da entrada do processo). Nessa época eu acho que a Bianca armou acampamento do lado da caixa de correio e o carteiro já estava ficando com medo de passar pela frente da cada dela.. Para aqueles que não sabem, eu trabalhava em Joinville e ia quase todos os fins de semana para Curitiba. Chegou 12 de junho e nada de receber os exames, foi então que resolvemos ligar para o consulado. Ligamos e recebemos a resposta que o documento já tinha sido enviado. Recebemos o dito cujo no dia 18/06/2008. Nessas alturas do campeonato já tínhamos decidido que não iríamos mais em 08/08/08. Alteramos a data para dia 22/02/2009. Resolvemos fazer os exames um mês depois que era para ter tempo da unha crescer um pouco antes que o médico perguntasse se a gente era muito nervoso!!!

Julho de 2008 - Os exames
Fizemos os exames. Diga-se de passagem, o médico mal olhou para gente. Mas com os exames feitos e enviados (17/07) agora era esperar a solicitação do passaporte. Como gato escaldado tem medo de água fria, eu já comprei uns dois vidros de Maracujina porque com certeza essa fase iria demorar também.

Dia 25/07 (isso mesmo uma semana depois) a Bianca recebe uma ligação pedindo para enviar os Passaportes (gastei dinheiro a toa comprando maracujina).

Agosto de 2008 - Fim do processo federal, mas ainda não é o fim desse post pra infelicidade de quem está lendo...
Recebemos os passaportes com o visto no dia 03/08. Até daria para ir em 08/08, se a gente fosse um pouco mais louco. Mas uma semana para arrumar as malas, desfazer contratos, comprar dolares, nem o Flash conseguiria.

Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009 - Planejando a ida
Logo depois que conseguimos o visto começamos a realmente planejar nossa partida. Até então conversávamos muito, mas não tínhamos tomado nenhuma ação até aquele momento. Nossa contabilidade dizia que tínhamos 2 vezes o valor exigido pelo governo. Como ainda tínhamos tempo, iríamos juntar mais dinheiro e aprender melhor o francês. Realmente isso ajudou. Estávamos bem crus em setembro e esses 5 meses a mais nos deram um tempo que não tínhamos tido durante a fase de angustia do processo federal.

Em dezembro nossa maior preocupação era achar um apartamento para alugar e se possível, tentaríamos alugar aqui do Brasil. Em janeiro de 2009 conseguimos! Uma pessoa nos ofereceu um 3 1/2 todo mobiliado por CAN$ 600,00 (chauffé et eclairé).
Uma das nossas maiores preocupações estava resolvida. Agora era arrumar as malas

Fevereiro de 2009 - Reta final
Bom. Trabalhei até dia 16/02. Deixarei o Brasil com um sentimento de dever cumprido. Tudo resolvido. Dólares e travellers comprados. Nossa vida coube em 5 malas. Nos despedimos das pessoas que gostamos. Nós despedimos de uma vida, rumo a outra. Tudo certo.

22 de Fevereiro de 2009 - A partida
Bom isso agora é futuro, e eu não tenho uma bola de cristal, mas como esse é o ultimo post antes da partida então vou dizer o que esperamos: Que seja uma viagem tranqüila. Estou tranqüilo porque sei que fizemos tudo o que podíamos fazer para nos preparar para esses anos vindouros. Serão dourados? Prateados? Negros? Fáceis ou difíceis? Realmente eu não sei. O timeline da nossa vida não acaba aqui. Estamos só no inicio de uma nova fase. Cheia de desafios. Muros para escalar e novas paisagens para apreciar. Acho que não é o "chegar lá" e sim "a caminhada" que conta. E ela é longa, e nos esforçaremos para que ela seja a mais feliz possível. E para aqueles que compartilharam em algum momento dessa caminhada de um ou de nós dois, lembrem-se que agradecemos muito as lições aprendidas juntos. Para aqueles que nos acompanham nesse momento: espero que sejamos guias em momento de dificuldades. Para aqueles que nos acompanharão no futuro: Podem ter certeza que já teremos um guia escrito "de como pular muros e apreciar novas paisagens"

Obrigado a todos que tiveram a paciência de ler este texto (que alias é grande pra cacete) e espero que tenha utilidade para alguém....

Uma boa noite... porque amanhã é um grande dia, pelo menos para nós!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fazendo as malas

Bem pessoal já fiz as malas... Já separei o que fica e o que vai...Deu quatro malas , não foi preciso fazer uso da tão famosa terceira mala...Mas se alguém precisar basta ligar na air canada (11)32546630 e reservar, mas isto só vale para quem é imigrante com passagem só de ida e só é válido no trecho São Paulo Canadá, ou seja , se vc vem de outro lugar do Brasil , ou vc paga excesso no vôo doméstico ou dá um outro jeito...a air canada deixa isso bem claro.
Estamos levando o estritamente necessário...estritamente necessário mesmo...mesmo porque não acumulamos muita coisa aqui...
Deu até uma certa tristezinha em arrumar a mala, mas ao mesmo tempo alegria.. eu particularmente sou muito ansiosa...já estou me vendo lá!
Estou rumando para Joinville para buscar as malas do William e para fazer o bota fora dele !

Um abraço e muito sucesso pra todos!

PS. A luta continua companheiros!!! Não á morto quem peleia ... Por isso continuem votando na gente!

Bianca


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

IndigNAÇÃO

Pois é povo, ja vou avisando de antemão que este é um blog indignado!!!! :(
Hoje, no dia de hoje eu fui renovar a minha carteira de motorista no Detran (nem sei porque cargas d'água fui fazer isso, afinal vou para o Canadá em 13 dias!, mas enfim...) , pois bem, chegando no posto de atendimento da João Negrão as 8:35 da manhã e eis que me dão a senha 220!!! :| ...quase não acreditei mas tudo bem...Fiquei na espera pelo atendimento pelo menos 4 horas , isso mesmo 4 horas! (isso que já tinha enfrentado mais de 40 minutos na sexta feira para pagar a taxa do Banco do Brasil) !!! Chegando na minha vez de ser atendida o procedimento não dura mais de 5 minutos. A funcionária simplesmente digita um código e imprime um papel e te encaminha para sala para fazer a foto e recolher as impressões digitais. Esse procedimento também não dura dez minutos! E finalmente o exame de vista que é super relâmpago, não dura 3 minutos!
Gente , o tempo total de procedimento seria , sendo bem generoso de 20 minutos... Porque fazer a gente esperar por 5 horas !? Eu perdi o meu dia....
Bem que esse pessoal podia adotar o mesmo esquema de agendamento da policia federal...ou então que disponiblizassem mais funcionários!!! No pain no brain!
Obs . Eles só atendem até as 14:00 (pior que banco) hr e só são distribuidas 300 senhas por dia para a renovação da carteira!
É surrealista !
E pra ajudar eu chego em casa tem uma fatura de um cartão que eu não solicitei! e era do Banco do Brasilsilsilsilsilsilsil !!!!

Espero que no Quebec seja melhor!...

Fui e de vez!


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Combien ça côut?

Pois é, uma outra coisa que me perguntaram é quanto eu levo? Isso depende de cada um pra cada um ...Depende se você vai sozinho ou com cônjuge, ou com filho(s). Depende do padrão de vida que você quer ter, depende do que é "básico" pra você, depende de para onde você quer ir, o tamanho do apartamento que você quer habitar, a região onde você quer mudar etc. O Escritório de Imigração do Québec recomenda que se tenha um valor de CAD 3897,00 para se manter durante os três primeiros meses sem ter emprego (isso para um casal sem filhos).
Isso é suficiente?
Resposta: eu não sei, como disse depende de n fatores, como eu já disse acima. Agora , como conselho eu sugiro que quanto mais se leve melhor...
Os valores que eu vou colocar abaixo são para um casal sem filhos morando em Trois-Rivières.

Aluguel - CAD 600,00 (incluindo chauffage, mobilia , internet, luz e água)
Compras do mês - CAD 290,00 ( produtos que eu e o William costumamos consumir)
Cartão transporte mensal - CAD 60,00 x 2 = CAD 120,00
Total = CAD 1010,00

Tem que contabilizar uma verba para roupas de inverno, mas isso eu não vou postar pois ainda não comprei...
Para simular um gasto com mantimentos mensal é possível fazê-lo através do site da Rede de supermercados IGA (apenas para ter uma noção).

Um abraço e muito sucesso pra todos.

P.S. Continuem Votando na gente!