terça-feira, 22 de abril de 2008

Motivos parte II

Como eu tinha dito já anteriormente , com relação aos motivos de imigrar para o Canadá , esse é um assunto que não se esgota muito facilmente , mas ele varia sensivelmente de cada um para cada um. Cada um tem uma motivação particular.

Bom , continuando , é como eu dizia , se aqui estivesse “bom” , a gente não ia querer se mudar , vamos falar abertamente e sem hipocrisia.

A gente (eu e meu marido) entrou no processo porque pesquisou , pesou, avaliou inúmeras possibilidades e chegou na conclusão que aqui não dá mais . A gente não está vendo perspectiva aqui. Nós queremos construir a nossa vida , só que com o salário que pagam hoje para engenheiro e outras áreas isso tá bem longe de se tornar realidade.

O mercado de construção civil ficou durante muito tempo estagnado ( bem uns quinze anos , vi muitas empresas falirem...) , agora, mais precisamente do ano passado para cá, ele está arentemente dando uns sinais de recuperação ( não sei até onde isso vai, provavelmente só até o fim do mandadato do Lula, mas enfim , não é essa aquestão aqui).

Os salários estão muito baixos , a grande maioria é até abaixo do piso salarial de engenheiro, e como tem muito profissional no mercado , remanescente desses anos de crise , então prevalece a lei da oferta e procura , tem muito engenheiro ai se sujeitando a trabalhar por “milão” por mês e feliz da vida.

Ocorre que nós percebemos as dificuldades de se estabelecer como engenheiro no Canadá , pois tem Exame da Ordem , tem que falar francês , etc e etc...

Bom , eu sou técnica em Edificações também , e neste caso posso ir trabalhando como técnica , até conseguir experiência e me adaptar a cultura quebecois. O salário média de técnico lá e em torno de 40.000 dólares ano , nada mal , mesmo para engenheiro! O meu marido é engenheiro eletricista , mas a praia dele é TI , e essa profissão não é regulamentada , então não é necessário exame da ordem.

Outro ponto é a questão cultural . Nós buscamos uma sociedade mais justa , viver em uma sociedade que seja mais honesta , ou que pelo menos numa sociedade em que a desonestidade não seja vista como motivo de orgulho , como “esperteza”!

Nós estamos cansados da corrupção que assola , impera e atrasa o nosso país! Eu sei que a memória do brasileiro é curta e eu aproveito esse espaço para relembrar que niguém foi punido ! Ninguém foi pra cadeia , apesar de bilhões de reais terem sumido dos cofres públicos, de bilhões de reais terem transitado de forma ilícita pelos corredores de Brasília e pasmem senhores ... “Ninguém sabe, ninguém viu...”O nosso presidente não sabe de nada! E nós brasileiros assistimos mais este espetáculo e não fizemos absolutemente nada ....

Ai se somem escândalos de ONGs ( que recebem dinheiro do governo e não prestam contas dos seus atos) , invasões de terra ( que são invasões de propriedade privada financiadas pelo governo) e etc , etc , etc e tal ....

Outra questão é essa cultura de querer levar vantagem em tudo , passar a perna em todos , falta de valorização da propriedade cultural ...Acho degradante um país rico como o Brasil , possuir cidadãos que morrem de dengue!

Bom , acho que o tópico já se estendeu demais .. mas vou voltar a falar disso ...

Um abraço e sucesso a todos!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Motivos...

Neste post eu vou comentar meus motivos pessoais que me fizeram tomar a decisão de imigrar para o Quebec.

Repito que esta é uma decisão pessoal de cada um é cada indivíduo, é um ser em particular, então por este motivo não podemos generalizar respostas.

Outro motivo que me levou a escrever este post é que tenho recebido muitas perguntas e duvidas de pessoas que querem iniciar o processo, mas ainda não tem certeza.

A estas pessoas eu só posso responder que a resposta está dentro delas mesmas, ou seja, deve-se pesar um sem número de valores, como emprego, família, religião,amigos, casa, amor pela cidade ou pais, dinheiro, adaptabilidade, amor pelo Quebec, clima e etc, etc etc.

Com base nestes fatores, a pessoa monta uma “equação” e toma a decisão que melhor lhe cabe... Eu não posso responder nada por ninguém e também não posso dizer a ninguém o que é melhor ou qual melhor decisão a tomar.

Bom, vamos ao que interessa...

Eu tomei esta decisão porque o Quebec é uma sociedade aberta a imigração e a minha profissão (engenharia civil) está com uma relativa demanda lá.

Outra coisa foi o fator salário, lá os salários são muito melhores que aqui, é bem verdade que tem a questão da ordem, mas eu sou técnica também, então posso ir trabalhando como técnica até lá, ou até mesmo outra profissão no inicio, por questões de adaptação.

Penso que essa é uma busca pessoal e devemos mergulhar dentro de nós mesmos para perceber a escolha certa a fazer.

Outro ponto é a questão cultural,é a valorização do cidadão e a educação das pessoas. Não quero falar mal de ninguém nem do Brasil, mas penso que essa nossa cultura de querer fazer tudo as pressas, tudo nas coxas, essa coisa do deixa como tá pra ver como é que fica nos atrasa um pouco.

Além do mais, não sejamos hipócritas, queremos ir ao Quebec pois lá nos parace melhor, pois se aqui fosse melhor não tinha sentido se mudar para lá.

Outro fator importante é o meu gosto pela aventura e por morar em outros países, já vivi em Angola e Alemanha.

Bom, acho que esta postagem já esta muito longa, apesar do asunto não ter se esgotado e eu ainda tenho muito assunto para discorrer, por issso farei uma postagem motivos parte 2. E meu marido irá fazer uma postagem com seus motivos pessoais, eu vou cobra isso dele!

Um abraço e sucesso a todos, espero ter contribuido!

Bianca

domingo, 6 de abril de 2008

TROPEÇOS DA FASE FEDERAL

Faz um bom tempo que não escrevemos nada ... Na realidade é a falta de novidades mesmo...

Enviamos a nossa documentação federal no dia 8/12/07 . Atenção , pois nenhum documento precisa ser autenticado... exceto os antecedentes que precisam ser orginais!

Eu recebi a carta com a abertura do processo no dia 26/12 me informando que meu Ecas estava aberto desde o dia 17/12.

Ai passou o tempo da espera...

No dia 26/03 recebi uma carta do Consulado ..mas sniff snifff...Não eram os pedidos de exame ...

Ocorre que o meu marido mandou o atestado de antecedentes criminais estadual errado ... Mandou um emitido pelo Fórum, e precisa ser emitido pela Secretaria de Segunraça Pública de Santa Catarina .. ai .. dá-lhe correr atrás .. mas vamos mandar isso amanhã e ver se os pedidos de exame chegam logo...

Enquanto isso....

Relato de Entrevista

Gostaria de compartilhar a experiência da entrevista com o pessoal.

Bem , a minha entrevista foi realizada no dia 14/11 (ontem).

Saimos de Joinville no dia 13 as 22:15 e chegamos em São Paulo as 6:१८ do dia 14. (fomos de onibus nesse mundo tem louco pra tudo).

Ficamos aguardando um pouco na rodoviária , depois fomos de taxi atéas imediações da Avenida Paulista. Ficamos esperando em um shopping. Depois quando foi la por uma e meia da tarde a gente chegou no hotel .

Pedimos para ser anunciados as 14:24. Subimos. Primeiro eu fui pega de surpresa , porque ela pediu umas fotos que a gente tinha que ter enviado e não enviou (fiquei meio nervosa , pois eu não esperava , a sorte e que tinhamos umas fotos na pasta).

Ela começou a explicar no que consistia a entrevista e falou que no final ela ia dar o resultado se aprovado ou refusé , caso fosse refusè ela ia explicar o porque.

Dai ela pediu pra ver os documentos primeiro pediu os passaportes válidos. Ok. Depois pediu o nosso certificado de marriage. Depois ela pediu as minhas provas de trabalho . Nessa parte eu fui bem , mas eu fiquei nervosa porque eu não consegui falar direito do meu trabalho em Angola, mas saiu umas coisas meio gaguejadas.

Os demais experiências profissionais eu consegui explicar.

Dai ela pediu as provas de trabalho do meu marido . Ele se explicou melhor que eu.

Depois ela perguntou pra mim porque eu queria emigrar.

Eu respondi que era porque a sociedade quebecois apresentava valores mais justos que aqui , expliquei que no Brasil a carga tributária é muito alta , porém a gente não tem retorno do governo.

Ai ela perguntou se a gente tinha visto alguma coisa do mercado de trabalho . Eu e meu marido montamos uma brochura , mostrando que na região que escolhemos , Mauricie , o mercado de trabalho para minha profissão estava favorable.

Mostrei as vagas de emprego que eu tinha visto e falei da questão do exame da ordem, mas falei que enquanto o exame não saia eu ia trabalhar para poder me integar melhor na sociedade quebecois.

Dai ela me fez uma pergunta em ingles . perguntou como tinha sido meu ultimo final de semana , eu lhe expliquei que eu estudei ingles , mas a muito tempo , e que na minha profissão não se usa muito o ingles.

Meu marido tembém falou um pouquinho em ingles.

Dai ela pediu pra ver as provas de frances Mostrei meus certificados tanto do centro europeu como do centre quebec . Meu marido mostrou o dele.

Ai ela forneceu o resultado . Fomos aceitos.

Ai ela deu conselhinho qu eu achei jóia . Falou pra gente correr atrás das coisas aqui no Brasil , eu ja tinha pensado nisso. Mas agora vou me dedicar bem a isso.

Na entrevista eu fiquei super nervosa , tava uma pilha , acho que isso atrapalho um pouco ,mas não a ponto de ser refusado.

A entrevista durou 52 minutos.

Desejo boa sorte a todos . Agradeço a todos o apoio ! Tomara que todos tenham sucesso!

Bianca e William.